Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Os dez mandamentos




Os Dez  Mandamentos
Texto Áureo:
“Não farás para ti imagem de escultura...” (Ex 20.4a).
Leitura Bíblica: Ex 20.1-20

Depois que o povo de Israel atravessou o mar Vermelho, eles caminharam
pelo deserto. No deserto eles tiveram muitas dificuldades. Por exemplo, eles
chegaram a um local chamado Mara e ali eles não podiam beber água, pois a água
daquele lugar era amarga. Deus então ordenou que Moisés lançasse um lenho
sobre as águas. Um milagre ocorreu e as águas tornaram-se doces. Mais tarde, o
povo de Israel reclamou que eles não tinham carne para comer como eles tinham
no Egito. Eles murmuravam muito e isso não agradava a Deus. O Senhor, no
entanto era misericordioso para com eles, e assim ele enviou pão desde o céu para
os israelitas. Esse pão do céu tinha o nome de Maná. Deus enviou também
codornizes para eles se alimentarem de carne no deserto. Deus provia todas as
coisas para os israelitas no deserto. Em uma outra ocasião em que depois deles
muito caminharem, não tendo água para eles beberem, Deus fez com que água
brotasse da rocha. Depois de algum tempo, os israelitas chegaram a um monte
chamado monte Sinai. Ali, eles se acamparam e Moisés subiu ao monte. Deus falou
então com Moisés que faria uma aliança com o povo de Israel. Deus queria que o
povo de Israel fosse um povo especial, separado e santo para o Senhor. Através
do povo de Israel, Deus seria conhecido também pelos outros povos. O povo de
Israel concordou em fazer esta aliança com Deus. O Senhor disse então a eles,
que eles deveriam se santificar, pois o Senhor desceria diante dos olhos deles
sobre o monte Sinai e eles ouviriam os seus mandamentos. No terceiro dia, depois
que o Senhor falara com Moisés, Ele desceu sobre o monte Sinai e o povo ouviu a
sua voz que dizia os seus mandamentos para que o povo de Israel lhe fosse
obediente. Deus se agrada quando nós lhe obedecemos.

Os dez mandamentos da lei de Deus que forma ditos por Deus no monte Sinai foram:

Primeiro mandamento - NÃO TERÁS OUTROS DEUSES DIANTE DE MIM. (Ex 20.3) . Imagine que em seu coração há um pódio(lugar onde atletas recebem as medalhas e os troféus) com várias classificações: primeiro, segundo, terceiro ou mais lugares. "Em que degrau Deus está? Quem gostaria de colocar Deus em primeiro ligar na sua vida?" Deus deve estar sempre no primeiro lugar no pódio. Ele é o nº 1. Por isso, devemos louvá-lO.

Segundo mandamento - NÃO FARÁS PARA TI IMAGENS DE ESCULTURA  DE NENHUMA COISA QUE HÁ LÁ EM CIMA NO CÉU, NÃO SE AJOELHE DIANTE DE ÍDOLOS, NEM OS ADORE (Ex 20.4,5)Se conseguíssemos obedecer ao primeiro mandamento, Deus não precisaria ter feito outros nove. Mas o homem sempre coloca outra coisas no lugar de Deus, ou seja, no primeiro lugar. A Bíblia afirma que só podemos nos ajoelhar diante de Deus. É pecado ajoelhar ou adorar imagens de barro, pedra, ou desenhos. É pecado também fazer pedidos a essas imagens ou desenhos, pois só existe um único Deus a quem devemos adorar. E Ele não pode ser desenhado em papel ou em outro material qualquer, porque é Espírito e não podemos vê-lO.

Terceiro mandamento - NÃO TOMARÁS O NOME DO SENHOR EM VÃO (SEM RESPEITO QUE ELE MERECE)(Ex 20.7). Muita gente fala o nome de Deus sem respeito. Não se deve brincar com o nome de Deus. Não se deve falar o nome de Deus de qualquer maneira, pois o Seu nome só deve ser pronunciado com respeito e adoração (Exemplo: "Ai meu Deus", "Deus me livre"...). Além disso, é pecado também jurar pelo nome de Deus.

Quarto mandamento - GUARDE O DIA DE SÁBADO ( DIA DO SENHOR) (Ex 20.8). Pergunte às crianças: "Quem gosta do domingo? Porque vocês gostam do domingo?"  Ouça as respostas e depois continue. Deus reservou um dia de descanso para nós. Neste dia, devemos parar tudo para descansar e adorá-lO. Os israelitas guardavam o sábados, como ensinam os Dez Mandamentos. Nós, os seguidores de Cristo, guardamos o domingo, o dia da ressurreição de Jesus. Domingo é um dia especial, reservado para estudarmos a Bíblia na EBD, cultuarmos a Deus com a família e os amigos. "Crianças, porque devemos dar o nosso domingo para o Senhor?" Porque Jesus é o nº1.

Os outros seis mandamentos falam do nosso relacionamento com as outras pessoas. Jesus os resumiu em uma frase: " E ame seu próximo como você ama a você mesmo". (Lucas 10.27)

Quinto mandamento - HONRA (RESPEITE) O TEU PAI E A TUA MÃE (Ex 20.12) . Respeitar significa obedecer, valorizar. "Você tem valorizado seus pais?" (Aproveite para falar sobre o respeito aos mais velhos, "Aqueles que são responsáveis  por nós). A obediência e o respeito agradam tanto a Deus que Ele prometeu bençãos especiais para quem os pratica. "Vamos ver quais são essas bençãos? (Convide dois alunos que saibam ler para fazerem a leitura de Êxodo 20.12 e Efésios 6. 1-3).

Sexto mandamento - NÃO MATARÁS (v.13). Pergunte às crianças: "Quem foi que nos deu a vida?" Aguarde as respostas e prossiga. É Deus quem nos dá a vida, portanto, somente Ele pode tirá-la. Deus nos concedeu a vida, porque nos ama e deseja que cuidemos dela muito bem. Que presentão! Por isso, nunca se deve pensar em matar. Jesus disse que odiar alguém já é pecado (Mt 5.22).

Sétimo mandamento - NÃO ADULTERARÁS (v.14). Deus criou o homem para que se casasse com uma mulher, e juntos tivessem filhos e fossem muito felizes. O homem só pode se casar com uma mulher e a mulher só pode se casar  com um homem, Quando as pessoas desobedecem esse mandamento divino, estão cometendo adultério.

Oitavo mandamento - NÃO FURTARÁS (v.15). Furtar é coisa feia e não agrada a Deus. O que significa furtar? (Escreva no quadro as idéias dos alunos. Furtar é...) Não se deve prejudicar as outras pessoas em nada.

Nono mandamentoNÃO DIRÁS FALSO TESTEMUNHO CONTRA O TEU PRÓXIMO (FALAR MENTIRAS) (v.16). Inventar coisas sobre os outros é pecado, pois Deus manda que falemos apenas a verdade. Devemos evitar fofocas e buscar somente coisas boas.

Décimo mandamento- NÃO COBIÇARÁS (v.17). Cobiçar é desejar impacientemente aquilo que outra pessoa tem. É ficar triste porque o outro tem o que você não tem.

Conclusão
Estes mandamentos, apesar de terem sido escritos há tanto tempo, continuam sendo mandamentos de Deus para nossas vidas, nos dias de hoje. Deus nos deu a Sua Palavra para obedecê-la e sermos felizes.






















Nenhum comentário:

Postar um comentário