Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de abril de 2021

Eu Sou o Pão da Vida

 



 

Eu Sou o Pão da Vida

PrincípioO pão é o alimento básico, que mantém vivo nosso corpo.

Versículo“Eu sou o pão da vida...”. (João 6:35 a)

Quebra-gelo:

Faça a brincadeira “o que é, o que é”?
O que é, o que é? Que cai em pé e corre deitado? (Chuva)
O que é, o que é? Que é mole e depois de frito é duro? (Ovo)
O que é, o que é? Que é verde por fora e vermelho por dentro? (Melancia)
O que é, o que é? Que é duro, mas quando fica mole cai. (Dente)
Se as crianças conhecerem alguma resposta, deixe que também falem.
Termine a brincadeira perguntando o que é, o que é, que até mesmo puro, quando está quentinho é saboroso e mata a nossa fome? (Pão)

Moral: Jesus, disse ser o Pão da Vida, por ser o alimento básico de todos os povos. Em todas as culturas o pão é conhecido e é assim que Jesus quer ser, não só conhecido, mas ingerido, introduzido no coração humano, para satisfazer não a fome natural, mas para saciar e preencher o vazio que o homem tem sem a presença e amizade de Deus.

História do dia

Texto Bíblico: João 6:25-35

A Bíblia nos conta a história que uma grande multidão seguiu a Jesus, do outro lado de um lago, e Jesus as advertiu, por estarem seguindo apenas por ter-lhes saciado a fome com a multiplicação dos pães, não compreendendo o verdadeiro motivo do seu milagre.
A multidão ainda lhe perguntava que outro milagre ele poderia fazer, a fim de que cressem nele.
Trouxeram então a lembrança, quando os seus antepassados comeram o maná no deserto, como está registrado lá na Bíblia: “Do céu ele deu pão para eles comerem”.
Jesus usou da lembrança que tiveram de seus antepassados para lhes explicar que não foi Moisés
que deu o pão ao povo e sim Deus, pois quem dá o verdadeiro pão do céu é o Pai.
Querendo que compreendessem, que o mesmo que mandou o pão no deserto, que multiplicou o pão ali, é o mesmo que o enviou do céu, o Pão Vivo, Jesus.
Jesus lhes explicou assim, porque o pão que Deus dá é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo, disse essas palavras para que compreendessem ser ele mesmo este pão da vida.
Suas palavras trouxeram interesse ao povo, que pediu que lhes desse sempre deste pão.
Foi neste exato momento que Jesus declara àquela multidão que eles estavam apenas atrás de coisas naturais e materiais. Mas que ele era o pão da vida, que tinha o poder de matar a fome, o vazio que havia no coração de cada um deles.


Aplicando a palavra:
Jesus ao multiplicar os pães, quis fazer o povo compreender que tinha o poder de matar a fome espiritual deles.
Só Jesus pode satisfazer a fome do nosso interior.
Assim como o pão não fará qualquer bem a você a não ser que entre em seu corpo, Jesus não irá salvá-lo até que você o receba como seu Salvador.
Uma vez que faça isso, o Senhor irá continuar “alimentando” você espiritualmente através da sua palavra.
Assim como o maná caía no deserto, todos os dias, a palavra dele, a Bíblia, deve ser para nós o alimento de todos os dias, através de sua leitura e meditação.
Ao ser tentado no deserto pelo diabo, Jesus disse assim: “O ser humano não vive só de pão, mas vive de tudo o que Deus diz”. (Mateus 4:4)
Sabe o que ele quis ensinar com isso? Que não podemos viver só do que é material e natural como o pão, mas temos que viver sendo guiados e ensinados pelo pão de Deus que é Jesus. E que podemos todos os dias nos alimentar dele, como nos alimentamos do pão natural.

Acerto
Você já experimentou do pão da vida que é Jesus?
Se sim, você tem se alimentado dele através da leitura da sua palavra que é a Bíblia, para ter forças para a caminhada que lhe está proposta?
Jesus sacia toda a fome espiritual. Abençoe as pessoas tristes e deprimidas falando que Jesus é o pão da vida, que alimenta o nosso interior. Ofereça sempre uma oração, Deus quer usar você!
Você sabia que quando nos alimentamos da palavra de Deus, podemos ler, meditar, estudar, decorar, escrever em murais para enfeitar o quarto e a casa e até orar os versículos bíblicos? Experimente!

Vamos orar?

Para que sejamos alimentados com a preciosa presença de Jesus através do seu Espírito Santo.
 E para que nunca venhamos a aceitar alimentos que tentam substituir Jesus na nossa vida.







quinta-feira, 29 de abril de 2021

Eu Sou a Brilhante Estrela da Manhã

 




Eu Sou a Brilhante Estrela da Manhã

PrincípioQuando a luz chega, as trevas desaparecem.

Versículo“...Sou a brilhante estrela da manhã”. (Apocalipse 22:16c)

Quebra-gelo
Pergunte às crianças se elas têm o costume de olhar para o céu, e se já ficaram alguma vez à noite, olhando as estrelas, ou se foram viajar quando o dia ainda estava escuro e puderam ver uma estrela brilhando com mais força do que as outras?

Moral: Na verdade a estrela é um planeta, mas nós a chamamos de “Estrela da Manhã”.

História do dia

Texto Bíblico: Apocalipse 22:16b

Algumas vezes bem cedo, pouco antes do amanhecer, uma estrela brilha com mais força do que as outras. Nós a chamamos de Estrela da Manhã, ela parece estar dando boas vindas a um novo dia, nos dando a esperança de que a escuridão logo irá embora.
Você sabia que essa estrela continua brilhante mesmo depois do dia clarear, e ter apagado o
brilho de todas as outras?
Jesus quando disse ser a Estrela da Manhã estava querendo dizer que irá permanecer, quando todos estiverem ido embora, e que o que Dele recebemos, vai durar depois que tudo ou mais no mundo tenha desaparecido.
Não importa o quanto o seu dia pareça ruim, pois há dias que gostaríamos de não termos
levantado da cama, brigamos com o nosso irmão logo de manhã, vamos mal na prova, derrubamos o nosso lanche no chão, mas não podemos esquecer, que atrás das nuvens escuras do nosso dia, há uma estrela da manhã brilhando sobre nós.
Jesus veio para desfazer as trevas deste mundo, para oferecer-nos a esperança do perdão e da vida eterna. Nunca se esqueça, quando a luz chega, as trevas desaparecem.

Aplicando a palavra
Se você conhece a Jesus, não tem nada a temer, mesmo que dias sombrios te sobrevenham.
Quando o seu dia parecer escuro, difícil, chegue mais perto Dele e tudo ficará claro.
Quando esta vida, aqui na terra, terminar e a eternidade tiver começado, você irá viver para
sempre com Ele.

Acerto

Você já entregou a sua vida a Jesus?
Você confia Nele, mesmo em dias escuros, quando tudo parece dar errado?

Vamos orar?

Ensine-os a orar: Espírito Santo, aqueça o meu coração! Eu quero ser teu melhor amigo. Enche o meu coração da tua paz e alegria! E que eu possa enxergar a tua luz brilhando em todas as situações! Em nome de Jesus, Amém!!!

Obs: Pergunte se eles estão sentindo seu coração aquecido pela presença de Deus e ofereça oração para que os visitantes ou mais novinhos também tenham uma experiência pessoal com o Espírito Santo.










segunda-feira, 26 de abril de 2021

Eu Sou a Raiz e a Geração de Davi

 




Eu Sou a Raiz e a Geração de Davi


Princípio: Jesus entrou na árvore genealógica da humanidade.

Versículo:    “...Eu sou o famoso descendente do rei Davi.” Ap 22:16 b

Moral: Todo ser humano está inserido em uma árvore genealógica, veio depois de alguém e está antes de alguém.

História do dia
(Livro de Rute)

Leia o livro de Rute para contar uma linda história genealógica de amor, devoção e redenção.
A Bíblia nos conta sobre uma grande história de amor e fidelidade.

Num período de fome sobre a terra, uma família judia: Elimeleque, sua mulher Noemi e seus dois filhos, Malon e Quilon, partem para uma terra chamada Moabe.
Com o passar do tempo morre ali Elimeleque, marido de Noemi, deixando-a viúva com seus dois filhos. Estes se casam com mulheres moabitas, Orfa e Rute, e para piorar a tragédia desta família,    alguns anos mais tarde, morrem também Malon e Quilon (filhos de Noemi), deixando Orfa e Rute também viúvas e sem filhos para continuar a descendência de Elimeleque. Noemi ouvindo que a fome em Judá, sua terra, havia terminado, resolve voltar, mas deixa suas noras livres para que fiquem em Moabe, com o seu povo, se casem novamente e sejam felizes.
Rute não aceita deixá-la só, e volta com a sogra Noemi, fazendo então uma declaração de amor e fidelidade mais linda: “Não me proíba de ir com a senhora, nem me peça para a abandoná-la!
Onde a senhora for, eu irei, e onde morar eu também morarei. O seu povo será o meu povo, e o seu Deus será o meu Deus” (Rute 1:16)
Voltaram então as duas para Belém.
Por ocasião da colheita, os proprietários de terras eram obrigados pela lei hebraica a não recolher as espigas e cereais que caíssem no chão, para que os pobres pudessem se alimentar.
Rute então vai colher destas sobras nas terras de Boaz, que era parente distante de sua sogra.
Por causa de sua boa conduta com Noemi, ela ficou conhecida e bem afamada, inclusive Boaz, que até orientou seus trabalhadores que deixassem cair mais espigas, justamente para abençoar  Rute e sua sogra Noemi.
No fim da história, Deus faz com que Boaz case com Rute, resgatando ela e a sogra da pobreza e lhe dando filhos, uma descendência. Deus recompensou a fidelidade de Rute.
Veja só o que Deus fez com a árvore genealógica de Rute!
Casou-se Rute com Boaz, teve um filho chamado Obede, pai de Jessé, que foi pai de Davi! Uma posição privilegiada na linhagem de Davi e do próprio Jesus


Vocês sabe quem foi Rute na árvore genealógica do rei Davi? Foi a bisavó de Davi.
Rute foi a moabita que deixou para trás sua herança pagã, a fim de unir-se ao povo e ao Deus de Israel.
Sabe quantas gerações vieram antes de Jesus?
“Assim houve catorze gerações, desde Abrão até Davi, e catorze desde Davi até que os israelitas foram levados para Babilônia. Daí até o nascimento do messias, também houve catorze gerações”(Mateus 1:17)

Aplicando a palavra
Você sabia que uma geração dura quarenta anos? Muitas pessoas nascem e morrem no
período de quarenta anos. Muitas histórias boas e ruins são registradas, como o caso de Rute,   que foi a bisavó de Davi e Jesus que foi o descendente de Davi.
Rute que não pertencia ao povo de Deus e passou a pertencer.
Jesus, que não pertencia a raça humana e passou a pertencer através do seu nascimento de Maria, a mulher de José, passando assim a ser contado na terra dos viventes.
Rute escolheu entrar na árvore genealógica do povo de Deus.
Jesus escolheu entrar na árvore genealógica do povo da terra, na nossa história, na nossa
vida. De uma maneira maravilhosa, para nos entregar o seu amor.

Acerto
Embora você já tenha a sua árvore genealógica aqui na terra, se quiser, pode também entrar na árvore genealógica de Jesus, convidando-o para entrar em seu coração, para torná-lo assim um filho legítimo de Deus.
Se você já o convidou, hoje é dia de agradecer o privilégio de poder pertencer a árvore
genealógica de Deus. Jesus é o nosso irmão mais velho e nosso amigo de todas as horas.

Vamos orar?
Obrigado Senhor Jesus, porque o Senhor escolheu nos amar, quando nós ainda nem te
conhecíamos. Obrigado por querer ser nosso amigo. Ensina-nos a te amar e que a nossa
amizade nunca se esfrie. Cuida da minha família Pai, em nome de Jesus, para que toda a
minha árvore genealógica possa te conhecer e morar no céu. Nós cremos que o Senhor ouve
a oração que fazemos, em nome de Jesus, amém.














terça-feira, 13 de abril de 2021

Quem sou eu – identidade – parte 1

 




Quem sou eu – identidade – parte 1

Como Deus nos vê e qual é a nossa verdadeira identidade no Reino de Deus?

E para começar, vamos entender o que é realmente uma identidade.

Quando falamos em identidade, em grande parte das vezes pensamos em um documento, uma Carteira de Identidade, com foto, nome dos pais, data de nascimento. Essa é uma das formas de mostrar quem somos.

Mas, os dicionários trazem outras definições de Identidade, como por exemplo: é o conjunto de caracteres particulares que identificam uma pessoa, como nome, data de nascimento, sexo , filiação, impressão digital etc.; ou o conjunto de características que distinguem uma pessoa ou uma coisa e por meio das quais é possível individualiza-la.

Identidade também é a consciência  que uma pessoa tem dela própria e que a torna em alguém diferente das outras. Então de forma bem simples, podemos dizer que Identidade são as nossas características particulares que nos identificam como nosso nome, data de nascimento, nome dos nossos pais, mas também o entendimento de quem nós somos.

Assim como temos uma identidade física, temos também uma identidade espiritual. Quem nós somos, nós já sabemos. Temos nome, pais . idade, endereço. Agora vamos conhecer nossa identidade espiritual, quem nós somos em Deus.

1-    Somos imagem e semelhança de Deus

Nossa primeira característica no Reino de Deus é que nós somos a Sua imagem e a Sua semelhança.

Em Gênesis 1:27 está escrito: “Criou Deus o homem à Sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.”

Então voltamos para o dicionário para entender o que é IMAGEM:

Representação, reprodução ou imitação da forma de uma pessoa ou de um objeto. Então nós somos a representação ou a reprodução de Deus na Terra.

Fantástico isso! Eu e você reproduzimos na Terra a figura de Deus e O representamos aqui.

E a SEMELHANÇA? É a qualidade de semelhante, parecença entre os seres. Então, eu e você somos semelhantes a Deus, nos parecemos com Ele. Temos aqui o primeiro ponto para entender quem nós somos, qual a nossa identidade no Reino de Deus: SOMOS REPRESENTANTES DE DEUS NA TERRA E PARECEMOS COM ELE; TEMOS AS SUAS CARACTERÍSTICAS.

Da mesma forma, muitas vezes dizem que somos a cara do nosso pai ou da nossa mãe. A Bíblia diz que nós somos a cara do nosso Pai do céu, a cara de Deus. Por isso, todas as vezes que você se olhar no espelho, veja na imagem refletida, a imagem de Deus que está em você.

Então como filhos de Deus, sendo Seus legítimos representante na Terra, precisamos ter muito cuidado com nosso comportamento, a forma como falamos, para não sujar a imagem de Deus que está em nós. Você já viu que quando uma criança e desobediente, rebelde, mal-educada, normalmente as pessoas dizem: isso é o pai ou a mãe que não educa, não dá disciplina.

Da mesma forma quando nos comportamos de maneira errada, com rebeldia, tolice, falte de educação, grosseria, as pessoas dizem: não é crente? Que crente é esse? Então. Vamos fazer uma aliança hoje? Vamos fazer valer a imagem e a semelhança de Deus que existe em nós e honrarmos o Seu nome em todo o tempo com um comportamento correto? Vamos alegrar o coração do nosso Pai?