Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de agosto de 2021

Ló: As Consequências das escolhas erradas

 



Ló: As Consequências das escolhas erradas 


"Quem leva uma vida decente e honesta não tem nada a temer mas quem anda pelo mau caminho acabará sendo castigado." Provérbios 10:9

  Base Bíblica (Gn. 13, 14, 18 e 19)

Vocês se lembram da aula passada que aprendemos sobre Abraão, o amigo de Deus? Por que Abraão foi chamado de amigo de Deus? Porque Abraão obedecia sempre a Deus. Mas, Abraão tinha um sobrinho chamado Ló que morava numa cidade próxima, chamada Sodoma. As pessoas de Sodoma eram más, só faziam coisas para desagradar a Deus. Um dia Deus disse para Abraão que ia destruir Sodoma e Gomorra, cidades próximas, que não obedeciam a Deus.

Então, Abraão orou a Deus e disse que seu sobrinho Ló morava lá e fazia sempre o que agradava a Deus, ele era obediente com sua família. Deus disse a Abraão: “se Eu encontrar 10 pessoas que fazem o bem na cidade, por amor a essas dez pessoas não destruo a cidade”. Mas os anjos de Deus não encontraram dez pessoas que faziam o bem. Então, por amor a Abraão, Ló e sua mulher com suas duas filhas foram tiradas da cidade pelos anjos que foram enviados por Deus para destruir as duas cidades de Sodoma e Gomorra.

O anjo disse: Saiam correndo da cidade e não olhem para trás.

 Então, Ló foi com sua família para uma cidade próxima chamada Zoar. Mas a mulher de Ló desobedeceu à ordem do anjo de Deus e olhou para trás e se transformou numa estátua de sal.

 Quando Deus destruiu as cidades, lembrou-se de Abraão e tirou seu sobrinho Ló e suas filhas do meio da destruição, mas a mulher de Ló desobedeceu a Deus e foi castigada. Deus amava muito Abraão porque ele era obediente e era amigo de Deus, conversando sempre com Ele em oração.


Abraão e Ló caminharam juntos e unidos.

Tanto Abraão como Ló haviam prosperado, possuindo servos, ovelhas e gado. Mas aquela prosperidade gerou uma crise entre o tio e o sobrinho, pois não havia mais espaço suficiente na terra para ambos. Faltava água e pastagem para tantos animais, e em pouco tempo, os pastores de Abraão e Ló começaram a brigar. A contenda estava instalada na família, e era preciso tomar uma decisão.

Abraão  ao sugerir que cada um deveria escolher o próprio caminho.

Em um gesto de bondade e mansidão, deixou Ló escolher o lado que queria das terras. Parece que Ló não pensou muito. De forma precipitada, fez a sua escolha optando por aquilo que parecia ser melhor aos seus olhos (Gn 13.10). Ele não buscou a Deus para tomar a decisão. Também não honrou seu tio deixando que ele escolhesse primeiro. Ló foi seduzido pela aparência do lugar.

Não julgue as pessoas pela aparência. Parecia que Ló havia ficado com a melhor parte, mas ele não podia ver o coração perverso dos habitantes daquele lugar. O homem vê somente o exterior, mas Deus conhece o interior das pessoas.

Escolhas precipitadas, feitas somente pela aparência, podem causar muitos males. Antes de tomar qualquer decisão, ore ao Senhor. Peça o seu conselho, pois Ele conhece o coração do homem e sabe aquilo que é realmente melhor para nós.


Sempre temos que fazer escolhas durante a vida e até para alcançar a eternidade.

As escolhas são diárias e nem sempre temos uma orientação de Deus porque ela não é necessária muitas vezes. Sabemos pela Bíblia, que é a palavra de Deus para a humanidade, o que Deus ordena. Basta seguirmos. As orientações de Deus para a nossa vida estão lá.

 Leiam Gênesis 2.15-17 Adão e Eva também sabiam mas fizeram a escolha errada. E nós? Como estamos agindo no dia a dia?

 As nossas escolhas nos aproximam ou nos separam de Deus. Precisamos saber que as nossas escolhas diárias trazem também consequências. Isto deveria nos fazer pensar mais nos resultados de nossas atitudes do que no prazer momentâneo.

Quantas vezes sabemos exatamente o que Deus quer, como Adão e Eva sabiam, mas escolhemos desobedecê-lo.

 Somos testados diariamente e tentados a ouvir mais os outros do que a Deus. Há vozes por todos os lados querendo nos tirar do foco que é Deus e Sua vontade, da Sua Palavra que é a Bíblia. Dizem que a Bíblia é ultrapassada ou que Deus não queria dizer isso ou aquilo. Mas devemos prestar atenção na voz do Espírito Santo de Deus que habita naqueles que amam a Deus. O Espírito de Deus fala conosco pessoalmente e por meio da Bíblia. O conhecimento de Deus nos protege contra as tentações.

Quanto mais intimidade temos com Deus mais saberemos o caminho a seguir e saberemos qual a escolha certa.

Vamos tomar uma decisão séria? Salmo 119.30 “Escolhi o caminho da fidelidade; decidi seguir as tuas ordenanças”.

 Vamos seguir os bons exemplos que a Bíblia traz? Noé, Moisés, Enoque, Davi, José, Ester, Débora, Timóteo e outros? Tome esta decisão hoje! Siga os ensinamentos de Deus de todo o coração!

 

 















Nenhum comentário:

Postar um comentário