Deus e a Criação
A BÍBLIA DIZ:
A Bíblia ensina que Deus fez todas as coisas com um propósito (cf. Ef 3.11). Desde a origem do Universo é compreensível a ordem e manutenção de todas as coisas no céu e na terra. Pela palavra de sua boca, o Criador trouxe à existência tudo o que existe. O Universo e a forma como está ordenado é uma das maiores provas da criação de Deus. Vejam a sabedoria do Criador com relação ao planeta Terra. A posição orbitária da Terra é perfeita para que haja vida. Temos atmosfera e temperatura ambiente. Já outros planetas do sistema solar não são semelhantes à Terra. Os planetas mais próximos do sol não têm atmosfera e são muitos quentes, impossibilitando a vida humana. Outros planetas mais distantes são extremamente frios e não têm a mesma atmosfera do planeta Terra. Como duvidar da perfeição de Deus? Somente um ser extremamente sábio e inteligente podería criar o Universo.
Além de criar todas as coisas, o Senhor também preserva toda a Criação. A preservação trata-se do cuidado divino em conservar o universo, a natureza, os animais e a humanidade. Ele tem sustentado todas as coisas pela palavra do seu poder (cf. Hb 1.3). Já imaginou o que aconteceria se não fosse o cuidado de Deus com o planeta Terra? Com tantas guerras, doenças, fomes e tantos males, a humanidade já teria desaparecido. Sem contar que Deus tem livrado a Terra de sofrer com a queda de asteroides e cometas que atravessam bem próximos de nosso planeta. Somente um Deus soberano e amoroso com a sua Criação poderia realizar esses feitos.
A. O homem: imagem e semelhança do Criador.
A Bíblia ensina que Deus fez o homem parecido com Ele (cf. Gn 1.26, 27). Ser a imagem e semelhança significa que o homem possui raciocínio, personalidade, vontade, sentimentos e outras qualidades que o Criador o concedeu. Os animais criados por Deus são seres que vivem por instinto, ou seja, sem ter consciência do que está fazendo. Já o homem tem consciência do que faz e é responsável pelos seus atos. Enquanto os animais são movidos por instintos naturais, o homem tem liberdade de escolha entre obedecer às leis ou não; sabendo que a desobediência às leis lhe trará graves consequências. Entretanto, é importante ressaltar que para escolher o bem espiritual, o homem pecador precisa do auxílio do Espírito Santo (cf. Jo 16.8-11). Sendo um ser vivo, o homem passou a ser a única criatura a ter raciocínio, a ter vontades próprias e a ter livre arbítrio ou liberdade para escolher.
B. Deus concedeu autoridade ao homem.
Deus deu ao homem o domínio, o cuidado e a responsabilidade sobre os animais da terra, os peixes do mar e as aves do céu (Gn 1.28). Coube ao homem ter o controle e a responsabilidade de tudo na Terra. Adão tinha tantos privilégios que Deus o honrou para que nomeasse a todos os animais (Gn 2.19,20). O homem vivia em plena paz e harmonia com a natureza e os seres vivos.
Será que toda essa engenharia celestial existiria por acaso sem uma mente pensante? Claro que não! 0 fato é que existe um Ser Supremo que fez tudo isso de forma sábia, equilibrada e harmoniosa.
A. O problema da teoria da evolução.
B. A Palavra de Deus não é teoria
Nas Escrituras Sagradas encontramos provas de que o homem foi feito do pó da terra. A Bíblia afirma que após a morte, o homem volta ao pó da terra (cf. Gn 3.19). Não vemos os incrédulos negarem essa afirmativa bíblica. Por quê? Basta abrir uma sepultura e logo todos veem o corpo voltado ao pó. Outra prova de que o homem foi feito do pó da terra está em conservar sua saúde na questão alimentar. Quando Deus criou o homem, não o criou para comer carne animal e gordura. Ao homem foi ordenado se alimentar de frutas e verduras (Gn 1.29). A própria ciência concorda quando orienta os homens a comerem alimentos que são produzidos pela terra, ricos em fontes de vitaminas e sais minerais.
( ) O homem foi a última Criação de Deus e foi feito de forma especial.
( ) Somos imagem e semelhança de Deus: Criados com raciocínio, personalidade e sentimentos.
( ) Deus soprou no seu nariz o fôlego de vida e ele passou a ser um ser vivo. (Gn 2.7).
( ) Os animais agem simplismente por impulso; eles não são responsáveis pelos seus atos.
Fonte e crédito: Lições Bíblicas/ Pré Adolescentes/cpad