Pesquisar este blog

quinta-feira, 2 de junho de 2022

Deus e a Criação

 




Deus e a Criação 

A BÍBLIA DIZ:

 “Pois, por meio dele, Deus criou tudo, no céu e na terra, tanto o que se vê como o que não se vê, inclusive todos os poderes espirituais, as forças, os governos e as autoridades. Por meio dele e para ele, Deus criou todo o Universo.” (Colossenses 1.16)

I. DEUS, O CRIADOR DO UNIVERSO
O Criador estabeleceu uma ordem em todo o Universo. Na escola, com certeza você já aprendeu que o sol é o centro do sistema solar e os planetas giram ao seu redor. Esse movimento é chamado pelos estudiosos de translação. Da mesma forma os satélites naturais giram em torno dos planetas, inclusive a lua, que gira em torno da terra. Esse movimento recebeu o nome de rotação. Por conta desses fenômenos é possível organizar as horas, dias, meses e anos. Será que toda essa engenharia celestial existiría por acaso sem uma mente pensante? Claro que não! O fato é que existe um Ser Supremo que fez tudo isso de forma sábia, equilibrada e harmoniosa.

A. O propósito da criação de Deus.
A Bíblia ensina que Deus fez todas as coisas com um propósito (cf. Ef 3.11). Desde a origem do Universo é compreensível a ordem e manutenção de todas as coisas no céu e na terra. Pela palavra de sua boca, o Criador trouxe à existência tudo o que existe. O Universo e a forma como está ordenado é uma das maiores provas da criação de Deus. Vejam a sabedoria do Criador com relação ao planeta Terra. A posição orbitária da Terra é perfeita para que haja vida. Temos atmosfera e temperatura ambiente. Já outros planetas do sistema solar não são semelhantes à Terra. Os planetas mais próximos do sol não têm atmosfera e são muitos quentes, impossibilitando a vida humana. Outros planetas mais distantes são extremamente frios e não têm a mesma atmosfera do planeta Terra. Como duvidar da perfeição de Deus? Somente um ser extremamente sábio e inteligente podería criar o Universo.

B. A preservação do universo
Além de criar todas as coisas, o Senhor também preserva toda a Criação. A preservação trata-se do cuidado divino em conservar o universo, a natureza, os animais e a humanidade. Ele tem sustentado todas as coisas pela palavra do seu poder (cf. Hb 1.3). Já imaginou o que aconteceria se não fosse o cuidado de Deus com o planeta Terra? Com tantas guerras, doenças, fomes e tantos males, a humanidade já teria desaparecido. Sem contar que Deus tem livrado a Terra de sofrer com a queda de asteroides e cometas que atravessam bem próximos de nosso planeta. Somente um Deus soberano e amoroso com a sua Criação poderia realizar esses feitos.

2. DEUS, O CRIADOR DO HOMEM
Enquanto os céus, a terra e a natureza foram criados pela palavra declarada por Deus, o ser humano foi formado diretamente pelas mãos do próprio Criador. O Senhor fez do pó da terra a imagem do homem e, em seguida, 0 Senhor soprou em suas narinas o fôlego de vida. Imediatamente, o homem se tornou um ser vivo (cf. Gn 2.7).


A. O homem: imagem e semelhança do Criador.
A Bíblia ensina que Deus fez o homem parecido com Ele (cf. Gn 1.26, 27). Ser a imagem e semelhança significa que o homem possui raciocínio, personalidade, vontade, sentimentos e outras qualidades que o Criador o concedeu. Os animais criados por Deus são seres que vivem por instinto, ou seja, sem ter consciência do que está fazendo. Já o homem tem consciência do que faz e é responsável pelos seus atos. Enquanto os animais são movidos por instintos naturais, o homem tem liberdade de escolha entre obedecer às leis ou não; sabendo que a desobediência às leis lhe trará graves consequências. Entretanto, é importante ressaltar que para escolher o bem espiritual, o homem pecador precisa do auxílio do Espírito Santo (cf. Jo 16.8-11). Sendo um ser vivo, o homem passou a ser a única criatura a ter raciocínio, a ter vontades próprias e a ter livre arbítrio ou liberdade para escolher.


B. Deus concedeu autoridade ao homem.
Deus deu ao homem o domínio, o cuidado e a responsabilidade sobre os animais da terra, os peixes do mar e as aves do céu (Gn 1.28). Coube ao homem ter o controle e a responsabilidade de tudo na Terra. Adão tinha tantos privilégios que Deus o honrou para que nomeasse a todos os animais (Gn 2.19,20). O homem vivia em plena paz e harmonia com a natureza e os seres vivos.

CONCLUSÃO
Deus nos criou com um propósito: vivermos eternamente ao seu lado como filhos amados. Por isso, tenha uma vida de adoração ao Criador. Saiba que tudo o que existe é sustentado pelas mãos de Deus.



















CRIAÇAO OU EVOLUÇÃO?
Sabemos pelas Escrituras Sagradas que o homem foi criado por Deus. Entretanto, a maioria dos estudiosos que são ateus afirma que o homem é resultado da evolução de umã espécie inferior. No século XIX, o cientista Charles Darwin escreveu que os seres vivos são o resultado de um longo processo de transformação e adaptação ao ambiente. Tal ensinamento tem sido propagado nas escolas como se fosse verdade absoluta. Mas para os que creem na veracidade da Palavra de Deus, tais ensinamentos não passam de teorias humanas que tentam explicar como surgiu a humanidade.

Será que toda essa engenharia celestial existiria por acaso sem uma mente pensante? Claro que não! 0 fato é que existe um Ser Supremo que fez tudo isso de forma sábia, equilibrada e harmoniosa.


A. O problema da teoria da evolução.
Quais são os erros da teoria da evolução? 
A começar pelo termo “teoria”. Se é teoria, então não pode ser afirmada como uma verdade absoluta. 
E se o homem evoluiu de uma espécie inferior, por que não vemos essa evolução atualmente? Na verdade, não existe absolutamente nada que comprove com exatidão essa evolução de espécies inferiores ao homem. As células continuam as mesmas: os primatas nascem, crescem e morrem primatas; o ser humano nasce, cresce e morre ser humano. Sempre foi assim desde o início.


B. A Palavra de Deus não é teoria
Nas Escrituras Sagradas encontramos provas de que o homem foi feito do pó da terra. A Bíblia afirma que após a morte, o homem volta ao pó da terra (cf. Gn 3.19). Não vemos os incrédulos negarem essa afirmativa bíblica. Por quê? Basta abrir uma sepultura e logo todos veem o corpo voltado ao pó. Outra prova de que o homem foi feito do pó da terra está em conservar sua saúde na questão alimentar. Quando Deus criou o homem, não o criou para comer carne animal e gordura. Ao homem foi ordenado se alimentar de frutas e verduras (Gn 1.29). A própria ciência concorda quando orienta os homens a comerem alimentos que são produzidos pela terra, ricos em fontes de vitaminas e sais minerais.

Atividades para pré adolescente:

Coloque V para Verdadeiro e F para falso:

(  )A forma como o universo está ordenado é uma das provas da Criação de Deus.

(  )  A Bíblia afirma que o homem é resultado da evolução de uma espécie inferior. 

(  )   É verdade que os seres vivos são o resultado de um longo processo de transformação e adaptação ao ambiente. 

(  )  O homem foi a última Criação de Deus e foi feito de forma especial.

(  )  Somos imagem e semelhança de Deus: Criados com raciocínio, personalidade e sentimentos.

(  )  Os primatas nascem, crescem e morrem  ser humano

(  ) 
Deus soprou no seu nariz o fôlego de vida e ele passou a ser um ser vivo. (Gn 2.7).

(  )  Os animais agem simplismente por impulso; eles não são responsáveis pelos seus atos.


Fonte e crédito: Lições Bíblicas/ Pré Adolescentes/cpad

Nenhum comentário:

Postar um comentário