Pesquisar este blog

quarta-feira, 31 de outubro de 2018

A parábola dos talentos



A parábola dos talentos

Base bíblica - Mateus 25:14-30

Versículo para memorizar: 1 Pedro 4:10 a - "Servi uns aos outros, cada um, conforme o dom que recebeu."

O Senhor Jesus gostava de contar histórias. Ele estava assentado no monte das Oliveiras ensinando aos seus discípulos sobre muitas coisas, e entre esses ensinamentos contou essa parábola que vamos ouvir agora.
Jesus falou nessa parábola a respeito de um homem que, ao viajar, chamou seus servos e deu a um cinco talentos, a outro dois talentos e a outro um talento.
Talento era a moeda usada na época, e cada talento valia muito dinheiro.
Depois que ele partiu, o servo que tinha cinco talentos, negociou e ganhou cinco talentos. O que recebeu dois, também negociou e conseguiu mais dois talentos, mas o que tinha um, escondeu-o na terra e nada fez com ele.
Quando o homem voltou, reuniu os servos e pediu-lhes conta daquilo que tinham recebido, e cada um lhe apresentou os resultados.
O que tinha cinco talentos, apresentou dez talentos. O que tinha dois talentos, apresentou quatro talentos. E o que tinha um talento, apresentou apenas um talento.
O homem elogiou os servos fiéis que produziram lucro e falou de forma dura com aquele servo que não produziu nada dizendo que ele foi mal e negligente.

Conclusão: Deus nos deu talentos especiais para utilizarmos no Reino. Esses talentos não são moedas como na parábola que Jesus contou, mas habilidades, dons, para que possamos ajudar as pessoas e também falar do amor que Deus tem por elas.
Deus tem lhe dado dons e habilidades para que você possa se desenvolver e ajudar outras pessoas como por exemplo: cantar, tocar, ofertar, orar, zelar, cuidar, ensinar, dançar, etc.
Deus quer que você seja dedicado, não tenha preguiça para fazer prosperar nos dons e habilidades que Deus tem lhe dado.
Que não use somente para benefícios próprio, mas para que o Reino de Deus cresça na terra.














O GRANDE BANQUETE




O GRANDE BANQUETE

Texto Chave: Lucas 14:15-24

Versículo para memorizar: "Aquele que lhes dá ouvidos, está me dando ouvidos; aquele que os rejeita, está me rejeitando; mas aquele que me rejeita, está rejeitando aquele que me enviou". Lucas 10:16

Jesus foi convidado para comer na casa de uma pessoa muito importante. Ele notou que os convidados iam logo escolhendo os lugares mais importantes. Então ele começou a contar-lhes parábolas e ao ouvi-las, um dos que estavam à mesa com Jesus, disse-lhe: "Feliz será aquele que comer no banquete do Reino de Deus".
Jesus respondeu: "Certo homem estava preparando um grande banquete e convidou muitas pessoas.
Na hora de começar, enviou seu servo para dizer aos que haviam sido convidados: ‘Venham, pois tudo já está pronto’.
"Mas eles começaram, um por um, a apresentar desculpas. O primeiro disse: ‘Acabei de comprar uma propriedade, e preciso ir vê-la. Por favor, desculpe-me’.
"Outro disse: ‘Acabei de comprar cinco juntas de bois e estou indo experimentá-las. Por favor, desculpe-me’.
"Ainda outro disse: ‘Acabo de me casar, por isso não posso ir’.
"O servo voltou e relatou isso ao seu senhor. Então o dono da casa irou-se e ordenou ao seu servo: ‘Vá rapidamente para as ruas e becos da cidade e traga os pobres, os aleijados, os cegos e os mancos’.
"Disse o servo: ‘O que o senhor ordenou foi feito, e ainda há lugar’.
"Então o senhor disse ao servo: ‘Vá pelos caminhos e valados e obrigue-os a entrar, para que a minha casa fique cheia.
Eu lhes digo: nenhum daqueles que foram convidados provará do meu banquete’ ".

As ”ruas e becos” se referem a pregação da mensagem do Evangelho aos que não  aceitaram Jesus ainda.
Hoje vocês estão ouvindo essa mensagem e devem compartilha-la com sua família e amigos. Diga para eles que só Jesus é capaz de salvá-los do sofrimento eterno e também que eles devem se arrepender dos seus pecados e deixá-los para receber o perdão que vem somente de Jesus.
CONVIDE-OS PARA A GRANDE FESTA! Porque no dia que Jesus voltar ele irá preparar uma grande festa para receber aqueles que o aceitaram e estes irão morar com ele no céu, um lugar lindo, sem dor, sem sofrimento, sem choro, sem fome!
Você gostaria de ir para um lugar lindo assim com sua família e amigos?
Então arrependam-se dos seus pecados, aceitem Jesus e diga tudo que você aprendeu hoje sobre salvação.
Amém!






terça-feira, 30 de outubro de 2018

HALLOWEEN - UMA FESTA QUE NÃO AGRADA A DEUS






 HALLOWEEN

UMA FESTA QUE NÃO AGRADA A DEUS

Texto – Bíblico: 2° CRÔNICAS 33.1-20

Versículo do Dia: “E NÃO VOS ASSOCIEIS ÀS OBRAS SEM FRUTOS DAS TREVAS, MAS ANTES, REJEITAI-AS .”Efésios 5.11


Manassés se tornou rei quando tinha apenas 12 anos de idade. Ele reinou durante 55 anos em Jerusalém. Mas, ele fez muitas coisas erradas, que não agradavam a Deus. A Bíblia nos diz que o Rei Manassés participava de comemorações que Deus detesta.
O rei Manassés não guardou os mandamentos do Senhor em seu coração e passou a participar de bruxaria, feitiçarias e advinhações. Isso deixava Deus muito triste e irado
O rei Manassés fez coisas muito horríveis. Ele jogou seus filhos no fogo como oferta para o diabo. Manassés levou o povo de Judá e os moradores de Jerusalém a cometerem pecados ainda piores do que aqueles cometidos pelas nações que o SENHOR Deus havia expulsado da terra conforme o seu povo ia avançando. O SENHOR Deus falou com Manassés e com o seu povo, mas eles não lhe deram atenção.
Os comandantes do exército assírio invadiram o país de Judá. Eles prenderam Manassés com ganchos, amarraram com correntes e o levaram como prisioneiro para a Babilônia.
O rei Manassés perdeu todas as coisas boas que ele tinha em sua vida: sua liberdade, sua família, sua casa e viu que nenhuma daquelas comemorações erradas tinha lhe trazido algo de bom. No seu sofrimento Manassés orou com fervor ao SENHOR, seu Deus; cheio de humildade, ele se arrependeu diante de Deus.
Deus ouviu a sua oração e atendeu o seu pedido, deixando que ele voltasse para Jerusalém e fosse rei de novo. Aí Manassés declarou que o SENHOR é Deus.
Ele tirou do Templo as imagens dos deuses falsos que havia colocado lá, derrubou os altares que havia mandado construir no monte onde ficava o Templo e em outros lugares de Jerusalém e os jogou fora da cidade. Consertou o altar do SENHOR, ofereceu nele ofertas de paz e ofertas de gratidão e ordenou ao povo de Judá que adorasse o SENHOR, o Deus de Israel.
O povo passou a adorar ao SENHOR, seu Deus.

CONCLUSÃO A Bíblia nos diz que Deus detesta tudo que é relacionado a magia, feitiçaria e bruxaria. Ouçam o que está escrito em Deuteronômio 18.9-14. Todas as pessoas que não quiserem deixar essas práticas erradas não poderão entrar no Céu.(Apocalipse 22.15) Assim como na vida do Rei Manassés aconteceram muitas coisas ruins, por causa da sua desobediência, é hoje na vida de quem não crê e participa dessa Festa das Trevas. Espero que vocês tenham entendido o recado de Deus e que sejam obedientes para serem muito abençoados.









segunda-feira, 29 de outubro de 2018

O bom samaritano





O bom samaritano 

Texto base: Lucas 10 :25:37

Textos auxiliares: Mateus 4:18 a 22 e Marcos 1:16 a 20

Objetivo: Demonstramos amor a Deus amando outras pessoas

Memorizar: "Porque assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta" (Tiago 2.26).

Certo dia Jesus conversava com seus discípulos quando um homem se aproximou. Este homem chegou até Jesus e perguntou: “mestre, o que eu devo fazer para herdar a vida eterna?”.
Depois que o homem perguntou aquilo, Jesus viu que ele era um estudioso das leis e respondeu: “o que diz a lei?”. O homem falou: “A lei diz que devemos amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”.
Então, Jesus disse que ele estava certo, mas o homem queria ter certeza daquilo e pergunto mais uma vez: “quem é o meu próximo?”.
Naquela época os judeus não eram amigos de um povo chamado samaritano. Os judeus acreditavam que os samaritanos não amavam a Deus. Jesus, então, contou uma história para aquele estudioso e disse o seguinte; 

Certo homem descia de Jerusalém para Jericó e foi agredido por bandidos na estrada. Bateram tanto nele, que ficou como morto. Um sacerdote e um levita, que eram religiosos considerados piedosos, passaram por ele mas nem deram atenção. Mais tarde, passou um samaritano que, vendo-o, ficou profunda compaixão. Então, fez curativos nele, colocou  em seu cavalo, levou-o para uma hospedaria e cuidou dele. No outro dia, pagou o dono da hospedaria para que continuasse cuidando daquele homem ferido até que ele voltasse.

O que Jesus quis dizer nesta história é que não importa quem você seja, um pastor, um missionário ou uma pessoa simples, para ser salvo você precisa demonstrar amor às pessoas. Muitas pessoas são importantes, realizam a obra de Deus, mas não demonstram amor. Para ser salvo você não precisa ser um líder religioso, precisa apenas demonstrar amor a todos.
Assim como o bom samaritano cuidou do ferido dessa história, Deus quer cuidar de você para que você também cuide de outras pessoas. Quer aceitar o Seu convite?























quinta-feira, 25 de outubro de 2018

A parábola do Filho Pródigo





A parábola do Filho Pródigo 

Texto Bíblico Lucas: 15: 11-32

Versículo para memorizar: Salmo 32: 1
 "Feliz aquele cujas maldades Deus perdoa e cujos pecados Ele apaga!"


Certa vez, Jesus contou a história de um rapaz que, não gostando mais da forma como o seu pai administrava resolveu pedir tudo o que era seu e sair de casa. Orgulho, pensava que saberia cuidar da sua vida muito bem, melhor do que seu pai.
Nos primeiros tempos, parecia que tudo era alegria: festas, amizades, e tantas outras coisas que há no mundo. No entanto, acabaram-se os valores que havia ganhado na casa de seu pai. Então, a vida se tornou difícil, passou fome e teve até que cuidar de porcos. Logo percebeu o quanto havia sido bobo ao pensar que saberia cuidar de sua vida melhor que seu pai.
Um dia, profundamente arrependido, resolveu voltar para o seu pai, pedindo que não fosse tratado como um filho, mas sim com um empregado. Ao chegar em casa, no entanto, que surpresa: seu pai estava esperando-o, abraçou-o e mandou prepararem uma festa para ele.
Aquele filho precisou perder tudo o que tinha para reconhecer o quanto seu pai era bom e o amava. Que bom quando, sem nunca termos saído da igreja, conseguimos reconhecer Deus como nosso Pai, sem perder o que Ele nos deu, e valorizarmos Seu amor!
Enquanto estava sendo realizada a festa de recepção pela chegada do filho mais novo, o filho mais velho chegou em casa. Ao ver toda aquela atenção dada ao seu irmão, ficou muito triste. Achava que seu irmão estava sendo beneficiado mais do que ele próprio, que sempre tinha estado "certinho" ao lado do seu pai. Parecia uma injustiça.
No entanto, o pai disse-lhe que não era assim. Na verdade, o seu irmão havia perdido tudo, enquanto ele, o filho que havia ficado em casa, não havia perdido nada, ainda possuía tudo que era do pai. O mais novo estava na miséria, teria que começar tudo de novo.
O problema do filho mais velho era que não sabia valorizar o pai nem o que tinha com o pai. Assim são algumas pessoas: embora nunca tenham saído da igreja e, por isso, continuem com tudo o que receberam de Deus, não valorizam o quanto foi precioso estarem este tempo com Ele; não percebem a preciosidade que é ter estado sempre protegido pelo Pai.
Através da comparação com a bondade do pai, que recebeu o filho pródigo mesmo após ele ter feito muitas coisas erradas. Devemos reconhecer a bondade de Deus conosco, pois sempre fazemos algo errado, mas ele está disposto a nos perdoar.
Deus está sempre de braços abertos para nos receber, mesmo depois de cometer alguns erros.