Pesquisar este blog

sábado, 5 de junho de 2021

Tratamento Igual para Todos

             

   

                    Tratamento Igual para Todos

Princípio: Todos são iguais diante de Deus.

Versículo: “... Nunca tratem as pessoas de modo diferente por causa da aparência” Tg.2:1.

Quebra- gelo:
Convidar um adulto para lhe ajudar na lição de hoje. Esta pessoa deverá se vestir de mendigo, 
estar suja e cheirando mal, deve entrar assim que a aula começar e pedir licença para assistir junto das crianças, deverá sentar-se perto delas, abraçá-las e beijá-las. Com certeza, a presença desta pessoa incomodará e muito as crianças.

Moral: Após o incomodo, diga para as crianças, que todos são iguais diante de Deus.

História do dia:
Texto Bíblico:
Tiago 2:1-13.
Convide para entrar agora na sala, um homem com anéis d ouro e bem vestido. Pergunte as crianças, como se sentiram quando entrou esta pessoa?
A bíblia nos dá um mandamento, uma ordem de Deus, que devemos amar o nosso próximo, não importando com sua aparência, condição social, cor, defeitos físicos ou o quanto estudou, pois Deus nos ama da maneira como somos.
Deus não faz diferença entre pessoas, se são ricas, pobres, negras ou brancas... aliás, ele não olha para o nosso exterior e sim para o nosso coração. O nível de julgamento de Deus é sobre o nosso interior, como andam nossos sentimentos, vontades, intenções do coração. Quem lembra da escolha do Rei Davi? Quem consegue lembrar como foi que Deus falou ao profeta Samuel?
Deus nos deu coração para amarmos de maneira a agradá-lo, amar as pessoas, como amamos a nós mesmos. Você se ama, mesmo quando levanta da cama e olha no espelho, com seu cabelo despenteado e seus dentes sem escovar?
O nosso amor pelas pessoas deve ser pelo que são e não pelo que aparentam, pois foram criadas a imagem de Deus e são muito amadas por ele, isto já basta para aprendermos a amar mais.
Jesus, quando estava pendurado naquela cruz, orou a Deus Pai pedindo que perdoasse seus ofensores, dizendo que eles não sabiam o que faziam naquela hora... de fato muitos daqueles se converteram quando Jesus ressuscitou e também quando Pedro começou a pregar em público.
Jesus olhou o que acontecia no interior deles com olhos de amor.


Na cidade de Cesaréia, havia um comandante do exército, chamado Cornélio. Ele era italiano - não fazia parte do povo judeu.
Cornélio e sua família tinham o costume de orar a Deus todos os dias, e gostavam de ajudar as pessoas , dando esmolas. Sabem o que aconteceu um dia? Apareceu um anho para Cornélio e disse: " Deus aceitou as suas orações e o que você tem feito pelos pobres e se lembrou de você. Agora, mande alguns homens até a cidade de Jope para buscarem um homem chamado Pedro. Ele está hospedado na casa de Simão..." Ele fez como o anjo falou, enviou dois homens para que buscassem Pedro. Pedro era um dos discípulos de Jesus que levava a mensagem, de Deus para s pessoas em muitos lugares diferentes.
No dia seguinte, quando os homens estavam indo a Jope, Pedro também teve uma visão. Ao meio dia, antes do almoço, Pedro subiu para o terraço da casa de Simão, para orar. Passado algum tempo, sentiu fome e, então, tece uma visão estranha: ele viu o céu aberto e descendo algo parecido com um lençol. Dentro desse lençol havia todos os tipos de animais: os de quatro pés, os que rastejam, e aves do céu (professor cite alguns animais). Naquela hora, Pedro ouviu uma voz dizendo: "Levante-se! Mate e coma!". Mas Pedro disse: " De jeito nenhum, Senhor! Eu nunca comi coisa nenhuma suja ou impura!" Já imaginaram? Pedro matar uma cobra para comer? Você teria coragem? Aquela voz insistiu três vezes até que desapareceu. O que será que Deus queria ensinar a Pedro com isso?
Pedro ainda estava por ali quando ouviu alguém batendo à porta. Eram os mensageiros que vieram buscar Pedro para falar de Jesus a Cornélio. Será que Pedro vai? Mas Cornélio era italiano e não fazia parte do povo de Deus.
Sim, Pedro foi e falou de Jesus e do amor de Deus. Cornélio e toda sua família aceitaram Jesus no coração. Eles conheciam a Palavra de Deus, mas ainda não sabiam nada sobre Jesus e a salvação que Ele dá.
Agora Pedro entendeu aquela visão com animais: que ele deveria falar de Jesus, não só para os judeus, mas para todas as pessoas de qualquer raça.


Aplicando a palavra:
Como tem sido o seu comportamento com seus colegas? Você prefere ir na casa de quem tem mais brinquedos e eletrônicos?
Você trata todos de igual forma? Seja sincero com você mesmo.
Todos temos a tendência a fazer diferença entre as pessoas. Não foi assim que fizemos aqui no quebra-gelo? O que aconteceu aqui acontece em nosso dia-a-dia.
Você procura fazer amizades e ajudar amigos mais simples, mais novos?
Que tal, a partir de hoje começar a olhar seus amigos e pessoas ao seu redor como o Senhor olha?
O amor de Deus por nós é intenso, vai além do que se vê em nosso exterior, seus olhos penetram o nosso interior. Procure conversar com seus amigos, enxergar o que eles são em seu interior.

Acerto:
Você olha para as pessoas com os olhos de Deus?
Peça a Deus um coração que ama ao próximo, como você se ama.

Vamos orar?
“Ensina-me a olhar as pessoas como o Senhor as vê. Ensina-me a amá-las como o Senhor as ama”.

 






























Nenhum comentário:

Postar um comentário