Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de julho de 2018

Labão Engana Jacó



Labão Engana Jacó

Texto Áureo: “Porque tudo que o homem semear, isso também ceifará” (Gl 6.7).

Leitura Bíblica: Gn 29.21-31
Quando Jacó chegou no poço perto da cidade de Harã, os homens que ali estavam apascentando suas ovelhas lhe mostraram Raquel, a filha de Labão.
Enquanto eles conversavam, Raquel se aproximou e Jacó, para ajudá-la, revolveu a pedra de sobre a boca do poço, para que ela desse de beber as ovelhas de Labão. Jacó anunciou a Raquel que ele era filho de Rebeca, irmã de Labão. Então Raquel correu e anunciou a seu pai. Jacó ficou hospedado na casa de Labão trabalhando para ele. Passado um mês, Labão perguntou a Jacó, qual seria o seu salário para que ele permanecesse junto deles? Jacó amava Raquel, então ele disse a Labão que trabalharia sete anos para Labão se ele lhe concedesse Raquel em casamento. Quando os sete anos se completaram, Jacó falou com Labão, de forma que ele pudesse então se casar com Raquel. Labão mandou preparar um banquete, porém na noite de núpcias, ele mandou que Léia, sua filha mais velha, tomasse o lugar de Raquel. Ao amanhecer Jacó descobriu que fora enganado. Ele exigiu explicações de Labão e ele lhe disse que a filha mais velha é quem deveria se casar primeiro. Labão disse então a Jacó que se ele o servisse ainda por mais sete anos, ele lhe daria antecipadamente, Raquel em casamento; e assim foi. Passado o tempo Leia concebeu e deu filhos a Jacó.
Os primeiros filhos de Leia foram: Rúben, Simeão, Levi e Judá. Léia já tinha 4 filhos, e Raquel, não tinha ainda nenhum filho. Ela então ofereceu a Jacó que ele tivesse filhos com sua serva Bila para que estes fossem como seus filhos.
Bila concebeu e deu dois filhos a Jacó, Dã e Naftali. Léia também tinha uma serva chamada Zilpa. Vendo Léia que ela parara de gerar filhos, ela também ofereceu que Jacó tivesse filhos com sua serva. Zilpa vem então a conceber e dá dois filhos a Jacó, Gade e Aser. Depois disso, Léia teve mais três filhos, Isaacar, Zebulom e Diná. O tempo passou, e Deus se lembrou de Raquel. Ela então concebeu e deu um filho a Jacó a quem ela pôs o nome de José. Neste ínterim, os sete anos de serviço de Jacó a Labão por amor a Raquel se completaram. Labão, no entanto, queria que Jacó continuasse trabalhando
para ele. Labão fez então um novo pacto com Jacó e assim Jacó ficou trabalhando para Labão por mais seis anos.

Atividades




Nenhum comentário:

Postar um comentário