Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de julho de 2018

O sonho do rei


             
 O sonho do rei (Daniel 4:1-37)

"O orgulho vem antes da queda, e o espírito arrogante antes do tropeço.” — Provérbios 16:18

Uma noite, o rei Nabucodonosor teve outro sonho e ficou com muito medo. Ele pediu para os sábios do reino explicarem o que o sonho queria dizer. Mas nenhum deles conseguiu. Então, o rei decidiu falar com Daniel. O rei disse:
— Eu sonhei com uma árvore. Ela era tão alta que chegava no céu. Em qualquer lugar da Terra, dava pra ver a árvore. Ela tinha folhas bonitas e muitas frutas. Os animais gostavam de descansar na sombra dela, e os pássaros faziam ninhos nos seus galhos. Aí, apareceu um anjo que veio do céu. Ele falou: “Derrubem a árvore e cortem os galhos dela. Só deixem o toco com as raízes no chão, e coloquem em volta do toco faixas de ferro e de cobre. O coração da árvore vai mudar de humano para animal, e sete tempos vão passar. Todo mundo vai saber que Deus é o Governante e que ele pode dar um reino pra quem ele quiser.”
Então, Jeová fez Daniel saber o que o sonho queria dizer. Quando Daniel entendeu o sonho, ficou com medo. Daniel disse para o rei:
— Eu queria que esse sonho fosse sobre seus inimigos, mas ele tem a ver com o senhor. A árvore grande que foi derrubada é o senhor. O senhor vai perder o seu reino e vai comer mato como um animal. Mas, como o anjo disse para deixarem o toco com a raiz, o senhor vai voltar a ser rei.
Um ano depois, Nabucodonosor estava andando no terraço do seu palácio, admirando Babilônia. Ele falou:
— Veja como é linda esta cidade que eu construí. Eu sou mesmo o melhor rei de todos!
O rei mal acabou de falar isso quando ouviu uma voz do céu dizer:
— Nabucodonosor! Agora você perdeu o seu reino.
Naquele momento, Nabucodonosor ficou louco e começou a agir como um animal. Por isso, ele teve que sair do palácio e viver com os animais no campo. O cabelo do rei cresceu tanto que parecia penas de águia, e as unhas dele ficaram parecendo as garras de uma águia.
Depois de sete anos, Nabucodonosor voltou ao normal. Então, Deus deixou que ele fosse o rei de Babilônia de novo. Nabucodonosor disse:
— Deus é o Rei dos céus, e ele merece toda a adoração. Agora eu sei que Deus é o Governante. Ele ensina as pessoas orgulhosas a ser humildes e dá um reino a quem ele quiser.

  • Hoje vimos, mais uma vez, a coragem de Daniel. Vimos que Deus não gosta dos orgulhosos e por isso devemos ser sempre humildes diante do SENHOR, e reconhecer que o que temos foi DEUS quem nos deu, e que sem Ele, não somos ninguém.


Atividades:




Nenhum comentário:

Postar um comentário