Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de julho de 2018

O Paralítico em Cafarnaum



Jesus cura um paralítico em Cafarnaum

Texto base: Marcos 2:1 a 11

Textos auxiliares: Mateus 8:14 e 15; Lucas 4:38 e 39

Versículo para DECORAR: "Eu estarei com vocês todos os dias". (Mt 28:20).

Objetivo: Mostrar às crianças como podemos ajudar os amigos a conhecerem e crerem em Jesus.

Jesus pregava em vários lugares, ele andava muito, cada hora estava em um lugar diferente. Certa vez ele ficou dias fora de casa pregando pelas cidades e até curando pessoas. Depois de tanto tempo fora, ele resolveu voltar para sua cidade, Cafarnaum. Quando ele voltou, muitas pessoas o procuraram para ouvir suas pregações. Por onde Jesus passava, uma multidão o seguia. As pessoas gostavam de ouvir as coisas que ele ensinava e do que ele fazia.
Neste dia, Jesus estava ensinando em uma casa, que logo ficou cheia de gente. Eram tantas pessoas, que até em voltada da casa estava lotado. Não havia espaço para mais ninguém.
Na cidade havia um grupo de amigos que conheciam uma pessoa que não podia andar, ele era paralítico. Quando souberam que Jesus estava de volta a Cafarnaum, resolveram que era a hora de levar o amigo paralítico até Jesus para ver se aquele homem poderia ser curado. Então os quatro homens se juntaram e pegaram a cama do paralítico e resolveram que iriam até a casa onde Jesus estava.
Mas naquele dia era quase impossível, não havia espaço. Eles mal conseguiam chegar perto da casa. As pessoas não saiam dali e eles não conseguiam se aproximar de Jesus, mas eles não desistiram, pensaram o que poderiam fazer para ajudar o amigo deles. Isso sim é que era amigo.
Será que você é um bom amigo? Você ajuda seus amigos a resolverem seus problemas quando estão tristes, com medo ou precisando de alguma coisa? Um bom amigo é aquele que ajuda os outros a superarem as dificuldades. Você pode ter algum amigo que ainda não conhece Jesus e não sabe que Jesus pode nos ajudar a resolver nossos problemas. Você pode fazer como os quatro amigos da história de hoje e mostrar para seus amigos que Jesus pode ajudá-los em qualquer situação. Mesmo quando o problema for muito grande, como na história de hoje.
Aqueles quatro homens poderiam desistir de levar o amigo até Jesus, mas eles eram persistentes e começaram a pensar em o que poderiam fazer. Poderiam esperar Jesus sair, mas aquilo poderia demorar muito, então tiveram uma ideia. Subiram no telhado. A ideia era remover o telhado da casa e descer o paralítico pelo telhado.
Aqueles homens levaram o paralítico até o telhado, com sua cama e começaram a tirar o telhado. Depois, desceram, com cuidado, o paralítico até o chão, bem perto de onde Jesus estavam. As pessoas ficaram admiradas de verem aquilo.
Quando Jesus viu aquilo também ficou admirado e muito feliz de ver aquelas pessoas ajudando o amigo. A primeira coisa que Jesus fez foi dizer que os pecados dele estavam perdoados. Agora o paralítico podia ter certeza que seria salvo, que é a coisa mais importante que podemos ter; e só Jesus pode nos perdoar de nossos pecados porque foi ele que morreu na cruz para que nossos pecados fossem perdoados. Todos nós temos pecados, eu, você, seus amigos. A única forma de termos nossos pecados perdoados é pedindo a Jesus que nos perdoe.
Ali no meio da multidão haviam algumas pessoas que não acreditavam que Jesus era filho de Deus e quando Jesus disse que perdoava os pecados daquelas pessoas, eles ficaram irritados. Os que não acreditam em Jesus eram os escribas, pessoas religiosas que queriam prender Jesus, pois achavam um absurdo Jesus se dizer filho de Deus.
Quando os escribas ouviram Jesus perdoar os pecados do paralítico, ficaram irados. Para provar que Jesus podia fazer aquilo, Jesus fez outra coisa. Mandou o paralítico se levantar. Quando o paralítico se levantou, todos ficaram espantados com aquilo. Mais um milagre que Jesus fazia.
Os escribas saíram ainda mais irritados pois foram envergonhados na frente da multidão. O paralítico e seus quatro amigos ficaram entusiasmado, pois viram o milagre de Jesus e ainda sabiam que seus pecados haviam sido perdoados. Eles saíram dali maravilhados.

Conclusão
Na história de hoje vimos como um grupo de amigos ajudou uma pessoa a conhecer Jesus e ter seus pecados perdoados e ainda teve um problema muito sério que foi resolvido.
Da mesma forma devemos ajudar nossos amigos a conhecerem Jesus para que saibam que podem pedir ajuda a ele sempre que for necessário. Também devemos explicar aos nossos amigos que Jesus é o filho de Deus que pode nos perdoar sempre que errarmos.











Nenhum comentário:

Postar um comentário