Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de julho de 2018


O Sacrifício de Isaque
Texto Áureo: “Deus proverá para si o cordeiro para o olocausto, meu filho” (Gn 22.8).
Leitura Bíblica: Gn 22.1-8
Quando Isaque já era, provavelmente um adolescente, estando Abraão habitando num lugar chamado Berseba, Deus um dia o chamou. Abraão quando ouviu a voz de Deus respondeu: “Eis-me aqui”. Deus então disse a Abraão:
“Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te a terra de Moriá; e oferece-o em holocausto sobre uma das montanhas que eu te direi”. Abraão entendeu que Deus lhe pedia que ele lhe oferecesse Isaque em sacrifício. Deus estava desta forma, provando o amor de Abraão por Ele.
Quando foi pela manhã, de madrugada, Abraão se levantou e tomou consigo dois de seus servos e seu filho Isaque. Abraão tomou também a lenha que seria usada para acender o fogo do altar, e assim eles partiram em direção à terra de Moriá. Ao terceiro dia, quando eles já se aproximavam do local, Abraão
disse aos seus servos que eles ali lhe esperassem, enquanto ele e seu filho iriam a adorar o Senhor. Abraão tomou a lenha, colocou-a sobre Isaque e tomou também consigo o fogo e o cutelo. Estando eles subindo, Isaque perguntou a seu pai: “Meu Pai, aqui está o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?” Abraão então respondeu a Isaque: “Deus proverá
para si o cordeiro para o holocausto, meu filho”. Aquele sacrifício seria doloroso para Abraão, mas ele não hesitava em ser obediente a Deus, e Isaque, também de forma obediente, seguia seu pai. Quando eles chegaram ao lugar indicado por Deus, Abraão edificou o altar, pôs em ordem a lenha, amarrou Isaque seu filho e deitou-o sobre o altar em cima da lenha. Quando Abraão estendeu então a sua mão para imolar o seu filho, o Anjo do Senhor bradou desde os céus e disse: “Abraão, Abraão! Não estendas a tua mão sobre o moço e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus e não me negaste o teu filho, o teu único”. Abraão levantou então os seus olhos e viu um carneiro detrás dele preso pelos chifres no mato. Abraão entendeu que Deus enviara aquele carneiro para ser sacrificado em lugar de seu filho. O Anjo do Senhor, mais uma vez bradou desde os céus e disse a Abraão, que ele e os seus descendentes seriam grandemente abençoados, porque Abraão obedeceu à sua voz. Abraão e Isaque retornaram ao lugar onde seus servos o esperavam e assim eles voltaram para Berseba.


Atividades:






Nenhum comentário:

Postar um comentário