Pesquisar este blog

domingo, 30 de maio de 2021

Ouvir e Praticar

 

 


Ouvir e Praticar

 

PrincípioA Bíblia é um livro para não ser apenas lido, mas praticado.

Versículo“Não se enganem, não sejam apenas ouvintes dessa mensagem, mas a ponham em prática”. Tiago 1: 22

Moral: Não basta enxergar o meu erro, é necessário corrigi-lo.

História do dia:
Texto Bíblico:
Tiago 1: 22-25
Quando lemos a bíblia, vemos ali a imagem de Deus, ou seja, como Ele é perfeito.
Diante de sua perfeição enxergamos os nossos defeitos como num espelho: Nossos sentimentos de raiva, palavras feias, brigas, desobediência aos pais, mentira, etc...
Cada vez que frequentamos a célula ou a igreja, somos deparados com este espelho espiritual, que nos revela o que há de errado em nós, que precisa ser retirado.
Tiago nos chama a atenção para o fato de que cada vez que eu aprendo uma verdade de Deus através da sua palavra, preciso praticá-la, se eu não fizer isto, serei como um menino (a) que olha no espelho da palavra enxerga o seu defeito e dá uma boa olhada, faz até uma oração de acerto, mas logo que volta para casa se esquece de viver o que aprendeu e acertou com Deus, se esquecendo de mudar de vida.
Sabe por que isto acontece?
Porque o evangelho é a lei, o ensinamento perfeito, mas que dá liberdade às pessoas, ou seja, é como um espelho, que nos mostra o que preciso mudar, mas não me obriga a mudar.
Mas existe uma verdade dentro deste espelho e se eu praticar, mudar o que está errado em mim, Deus irá se alegrar com a minha atitude e o Espírito Santo se manifestará a mim. É uma promessa que Jesus fez:
“Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e Eu também o amarei e me revelarei a ele". (João 14:21)
Esta não é a melhor maneira de levar a vida? Buscando alegrar a Deus? Com certeza Ele já me ama e eu serei seu melhor amigo.


Aplicando a palavra:
Você quer ser amigo de Deus? Ter experiências com o Espírito Santo e ser alguém abençoado em tudo o que fizer?
Para que isto aconteça, devemos todos os dias nos olhar no espelho de Deus, que é a sua palavra, enxergar ali os nossos erros, mas não apenas enxergar, mas mudar de vez, tomar atitudes de mudança.

“Vou na EBD e nos cultos aos domingos”, “participo da reunião aos sábados”, “leio a Bíblia praticamente todos os dias”, “memorizo versículos”, etc. Essa é uma lista de práticas excelentes as serem feitas, contudo, elas não nos garantem crescimento e mudança espiritual. Por que? Porque Tiago nos diz que não adianta ouvir da Palavra na igreja, grifar metade da Bíblia, memorizar Salmo 119 se não colocarmos em prática aquilo que aprendemos (Mt. 7. 24,25). É como olhar no espelho, ver que tem sujeira no rosto e decidir não lavar. Nós podemos medir a eficácia do nosso estudo bíblico observando o efeito que o estudo tem em nosso comportamento.
Você tem colocado a Palavra em prática, ou você tem a tendência de manter o foco somente nos estudos? Você é como aquele que olha no espelho e logo em seguida esquece sua aparência? Ou você é alguém que olha no espelho, enxerga a sujeira e decide lavar o rosto com as Sagradas Escrituras?  Você lê a Bíblia com um coração pronto para agir?

Acerto:
O que você olha no espelho da palavra de Deus e enxerga que está errado e ainda não mudou?
Você tem amado o seu próximo como a si mesmo ou está sempre buscando ganhar vantagem?
Tem honrado, obedecido a seu pai e mãe ou continua pensando só em você?
Tem tido um coração agradecido por todas as coisas ou reclama com facilidade?
Tem perdoado a quem o ofendeu?
Empresta a boca para o inimigo falar dentro de casa? Lembre-se que você é um pacificador.

Vamos orar?
Senhor, te agradecemos por ter aprendido tanto neste dia. Entendemos que o Senhor se alegra com a nossa vida quando buscamos acertar. Nos ajuda Espírito Santo a tomar estas atitudes de mudança para valer, de verdade, nós queremos ser teus amigos, nos livra do mal, das tentações e nos cobre com teu sangue Jesus, perdoa os nossos pecados, amém.





















quarta-feira, 26 de maio de 2021

Jogo Quem é o Personagem

Jogo Quem é o Personagem?

Para você brincar na sua célula ou mesmo em casa entre amigos e família. 
Porque aprender brincando é mais gostoso!

Dica: imprima em tamanhos de mini cards e leve onde você for.
























sábado, 22 de maio de 2021

Aprendendo a ser paciente

 



                    Aprendendo a ser paciente


Princípio
Ouvir mais e falar menos.

Versículo: “...Cada um esteja pronto para ouvir, mas demore para falar e ficar com raiva.” Tg.1:19.

Quebra-gelo:
Divida-os em pequenos grupos e faça com que dramatizem os comportamentos que têm nestas três situações:
O que vocês dizem quando a mamãe manda fazer a tarefa e está passando a última parte do desenho?
O que vocês dizem quando seus pais mandam arrumar toda a bagunça que fizeram?
O que dizem quando tomam uma grande bronca 


Moral: Quando falo demais, falo o que não devo e desagrado a Deus.

História do dia:
Texto Bíblico:
Tiago 1: 19-21.
Quando Tiago escreveu esta carta estava aconselhando aos irmãos a serem mais pacientes.
Quem aqui gosta muito de falar?  Pois bem, quem fala demais, pode falar o que não deve.
Quem gostaria hoje de aprender uma receita de como ser mais paciente? Se você começar a praticar o que vai aprender hoje, se tornará com certeza uma criança mais paciente.

1º- Aprenda a ouvir – Como é difícil ouvir, ao invés de forçar a nossa vontade sobre os outros. Nos não somos os donos da verdade. (Romanos 12:16) Precisamos estar prontos para ouvir e ver o que os outros pensam a respeito do que estamos falando. Imagine sempre como se o outro fosse Jesus. Você teria paciência com Jesus?

2º Não se apresse para falar - Aquele que se apressa para falar não pensa antes e quando vê, já faz estrago; já magoou o amigo, chateou a mamãe, foi rude, grosseiro com o papai. Deus te deu dois ouvidos e uma boca, com certeza, gostaria que você ouvisse mais e falasse menos. (Tiago 3:5). Cuidado com o que fala, pense como se estivesse falando com Jesus.

3º Não se apresse em ficar com raiva, irado – Ficar com raiva, ser agressivo mostra que não temos paciência com as pessoas, as ofendemos e isso mostra falta de amor, que somos egoístas, achamos que somos superiores aos outros a acabamos causando briga ou discussão desnecessária. Trate as pessoas como você trataria Jesus.
Ao irar-nos, entramos em conflito conosco mesmo, pois sabemos que a raiva não agrada o coração de Deus, depois de brigar ficamos chateados conosco mesmos.
4º Seja humilde - Ou seja, reconheça que está errado em falar antes de ficar com raiva apressadamente, procure viver o que a Bíblia ensina, para ser salvo da briga e discórdia. Entenda que Deus ama aquela pessoa, então quem é você para ficar sem paciência e com raiva dela?

Aplicando a palavra:
Jesus foi um homem manso, não se apressava a falar e julgar os outros, falava sempre palavras de conserto (para restaurar a amizade das pessoas com o Pai) e palavras de paz.
Não se considerava mais do que os outros.
A única vez que o vemos irado, foi quando entrou no templo e viu a bagunça que os homens estavam fazendo na casa de seu Pai.
E você, qual foi a última vez que se irou? Foi por justa causa, ou por impaciência ou orgulho seu?
Precisamos aprender com Jesus a ser paciente e não se irar facilmente, mas se acontecer, que seja por um motivo muito justo, e mesmo assim você não precisa pecar ...saiba manter o controle e ter paciência, vindas de Deus.
Talvez o seu pai não veio lhe buscar no final de semana combinado, quando for vê-lo, não fale sem pensar, poderá feri-lo, ou ele demorou para te pegar na escola e você já estava morrendo de fome. Cuidado!
Talvez sua mãe ficou tão brava e pegou pesado com você, não responda com grosseria, fique quieto, depois vocês podem conversar melhor. Não enfrente seus pais, imagine que são o próprio Jesus te ensinando a virar gente, pessoa honesta, educada e de bom caráter.

Ser paciente é difícil, principalmente, quando estamos na expectativa de alguém ou alguma coisa. Afinal, esperamos que nossos desejos se realizem agora, e não de modo vago e num futuro incerto. O cristão cheio do Espírito deve aprender o segredo da paciência a fim de o caráter de Cristo ser formado nele. A paciência como fruto do Espírito leva à perseverança — permanecer firme na fé, persistir, mesmo que, humanamente, não haja mais nada a ser feito. Não estamos a falar, pois, de paciência humana, natural. Esta lição pretende ajudá-lo a descobrir a importância de ser paciente, e a cooperar com o Espírito Santo enquanto Ele produz este fruto em nós.

Vocês já ouviram falar sobre  “a paciência de Jó”. Este personagem bíblico sofreu por muito tempo, e esperou no Senhor, pacientemente, antes de serem restituídos sua saúde, família e bens. Moisés esteve quarenta anos aperfeiçoando este fruto a fim de desenvolver seu potencial para a obra do Senhor. Paulo esteve pacientemente no deserto por três anos, para entre outras coisas, desaprender o muito que ele sabia de errado, como ele mesmo confessa. Em Tiago 5.8, recebemos o seguinte conselho: “Sede vós também pacientes, fortalecei o vosso coração, porque já a vinda do Senhor está próxima”. O desenvolvimento da paciência no interior do crente é essencial para o seu amadurecimento espiritual (2Pe 1.5-8).

Acerto:
Peça para o Espírito Santo que reside em você, que lhe ajude a domar a sua língua, como os encantadores de cães fazem com os cachorros.

Vamos orar?
Senhor Deus, nós reconhecemos que temos falhado na hora de responder aos pais e também em perder a paciência nas horas difíceis. Sabemos que o teu Espírito pode nos ajudar com isso, socorre-nos Espírito Santo, ensina-nos a paciência, coloca a nossa língua sob nosso controle, nos ajuda a tratar as pessoas com amor, pois queremos ser parecidos com Jesus, em teu santo nome, amém.



Atividade: Leve para a célula um ovo (cru). Pedir a algumas crianças que tentem colocar o ovo em pé. Discutir os resultados com o grupo. É necessário ter muita paciência para equilibrar o ovo. Da mesma maneira, na nossa vida para alcançarmos os objetivos precisamos ter paciência (longanimidade).



















segunda-feira, 17 de maio de 2021

Escolhidos Para ser Filhos

 



                      Escolhidos Para ser Filhos

PrincípioFoi a vontade de Deus nos adotar como filhos.

Versículo: “Deus já havia resolvido que nos tornaria seus filhos, por meio de Jesus Cristo, pois este era o seu prazer e a sua vontade”. Efésios 1:5

Quebra-gelo:
Conversar com as crianças sobre ser filho “único”, perguntar quem na sala é filho único, deixar que fale suas experiências.
Perguntar se ele gostaria de ter irmãos, deixar que respondam.
Se não houver nenhum filho único na sala, você mesmo explicará o que é ser filho único.

Moral: Jesus era filho único, todo amor de Deus era Dele, tudo o que Deus tinha era Dele. Mas com o grande amor com que Deus nos amou, desejou trazer Jesus aqui na terra para se entregar, despojar de todos os seus direitos, dividindo-os conosco, nos fazendo filhos de Deus.

História do dia :
Texto Bíblico:
Tiago 1: 16-18.
Hoje é dia de entendermos a paternidade de Deus.
Deus é o criador de todas as coisas, foi Ele quem criou o mundo e tudo o que nele há, inclusive eu e você.
A bíblia diz que no sexto dia Gênesis 1: 26-31, Ele criou o homem, parecido com Ele e com o poder sobre a demais criação, isto não é tremendo? Foi Deus quem nos fez.
Mas este homem que Ele criou escolheu dar atenção e ouvidos a serpente (diabo) traindo assim a confiança de Deus, se separando de seu amor e proteção.
O homem pecou, traiu a Deus, e o salário, o pagamento pelo pecado que cometeu foi a morte física e a separação de Deus, a amizade foi quebrada, Deus não podia mais confiar no homem como um amigo.
Ficamos então longe da presença de Deus, com uma vida cheia de pecados... nas mãos do diabo e do mundo, escravizados e cegos espiritualmente, pois o diabo é mentiroso, nos enganou e agora se quer sempre se aproveitar de nós. Ele é mau, e não tem lado bom como os vilões dos desenhos,
Jesus disse que o inimigo não tem nada de bom.
Mas crianças “Vejam como é grande o amor do Pai por nós! O seu amor é tão grande, que somos chamados filhos de Deus e somos, de fato, seus filhos...” 
(I João 3:1)
Quem é filho de Deus? Aquele menino(a) que reconhece e aceita a Jesus, o filho único que Deus tinha e entregou para através Dele dividir o direito de sermos seus filhos também. Dividindo conosco o amor, a paternidade e a herança de Jesus com você. Deus Pai passa a ser o nosso Pai de Amor. 

Quando eu recebo Jesus em meu coração, estou deixando de ser somente um menino (a) criado pelas mãos de Deus, passando agora a ser seu filho espiritual, com todos os direitos no mundo espiritual, onde Deus e Jesus vivem.
Com quem você se parece? Com o papai ou com a mamãe? Quando somos adotados por Deus, passamos a ter o seu Espírito em nós e começamos a ficar parecidos com Ele, não em nosso físico, mas no nosso espírito, interior.

Aplicando a Palavra :
Aprendemos que fomos criados por Deus.
Fomos escolhidos para ser as primícias das suas criaturas, ocupando um lugar especial no seu coração e com o poder sobre a demais criação.
O seu amor foi tão grande por nós, que resolveu nos tornar seus filhos também. Ele só tinha a Jesus, mas através da vinda dele aqui na terra, do seu sangue derramado naquela cruz, passamos a ser filhos, nós, os que recebemos a Jesus como nosso Senhor e Salvador.
Quem é filho de Deus é parecido com ele, não no físico, mas na maneira de ser e viver.

Acerto :
Você já agradeceu a Deus pela maneira linda que Ele te fez?
Agradeceu por ter sido escolhido para ser seu filho?
Você já convidou Jesus para ser seu Salvador e lhe tornar filho de Deus?

Vamos orar?
Querido Deus, aprendemos que o Senhor quer ser o nosso Pai de Amor. Nós precisamos muito desse grande amor e queremos ser teus amigos. Por isso nós confessamos com a nossa boca e cremos no nosso coração que Jesus Cristo é o messias, o Salvador prometido. Aceita o nosso coração no teu altar e põe em nós a presença do teu Espírito Santo. Ajude-me a não pecar. Vamos ser melhores amigos, em nome de Jesus, Amém.


















A Origem do Pecado

 


                                 A Origem do Pecado


Princípio – O pecado deve ser um acidente na vida do cristão.

Versículo – “Nós temos uma obrigação, que é a de não vivermos de acordo com a nossa natureza humana”. Romanos 8:12

Quebra-gelo:
Brincar de “Não” pode falar a palavra “Não”, em seu lugar falar a palavra “kabum”.
Escolha uma criança voluntária e comece a fazer perguntas, uma seguida da outra, tentando-a a falar a palavra “não”.
Você sabe escrever? Sabe pintar? Gosta de quiabo? Gosta de correr? Gosta de verdura? Você é triste? É um gênio da matemática? É casado?

Moral: A palavra “não” está no nosso vocabulário, é muito difícil deixar de falar.

História do dia
Tiago 1: 12-15.
Nós passamos por provações, lutas, dificuldades, dias difíceis, como aprendemos numa lição passada. As provações servem para testar se amamos mesmo a Deus em todo o tempo ou se ao passamos por lutas o questionamos e brigamos com Ele. Mas existem coisas ruins que podem nos acontecer que não vem de Deus para testar nossa fé e 
sim que acontecem por nossa própria permissão.
Por exemplo: Sua mãe ao sair de casa lhe deixa a ordem de fazer a lição, ao invés de fazer, você fica brincando no computador, quando ela chega e vê que não fez a lição, fica muito nervosa e briga colocando-o de castigo.
O que foi isto? Uma luta, provação ou desobediência? Isto veio de Deus, ou da nossa inclinação ao erro?
Precisamos tomar muito cuidado com estas nossas inclinações para o erro. Paulo foi um grande homem de Deus e nos explica em Romanos 7: 21-22 assim: “Pois não faço o bem que quero, mas justamente o mal que não quero fazer é que faço. Mas, se faço o que não quero, já não sou eu quem faz isto, mas o pecado que vive em mim é que faz”.
Conta-se que um caçador certo dia encontrou na floresta um filhote de macaco, achou-o tão bonitinho que o levou consigo. Os dois se tornaram grandes amigos, o macaquinho vivia trepado na cintura do caçador, onde quer que ele fosse, estavam juntos, mas o macaquinho começou a crescer, crescer e o caçador quase não podia mais carregá-lo, cresceu tanto, que se tornou um gorila e o matou.
Que forte esta história, né?
O mesmo pode acontecer conosco crianças, nós temos dentro de nós a semente do pecado, que é como aquele filhotinho de macaco, inofensivo, todos nós nascemos com esta semente, pois somos pecadores, mas não devemos cuidar e alimentar esta inclinação, pois poderá se tornar um gorila, um hábito forte de pecar e nos matar, separar de Deus.

Aplicando a palavra
Como criança de Deus, sei tudo o que é certo, mas quando vejo já estou fazendo aquilo que sei que é errado: Brigar com meu irmão ou colega, desobedecer meus pais, mentir, assistir o que não devo na televisão ou na internet, caçoar de um colega...O que preciso aprender é que o Espírito Santo de Deus também habita em mim e que, se eu buscá-lo e deixá-lo agir em mim, encontrarei forças para vencer o pecado que tenta me dominar.
É por esta razão que Paulo ensina assim: “Nós temos uma obrigação, que é a de não vivermos de acordo com a nossa natureza humana”. Romanos 8:12.
Como isto é possível? Primeiro, crendo que o Espírito Santo me ajuda a vencer o mal com o bem, conforme Romanos 8:26, o Espírito de Deus me ajuda nas minhas fraquezas.
Para vencer o pecado preciso também me alimentar da Palavra de Deus, estudar os evangelhos e orar para que Deus me livre das tentações. Em oração também devo pedir que o sangue de Jesus me santifique, me limpe de todo o mal.

Acerto
Você aprendeu hoje que o pecado mora em você, mas que você deve vencê-lo.
Você já convidou Jesus para vir morar em sua vida, perdoar seus pecados e limpar seu coração de toda a maldade?
Você tem se alimentado de Deus diariamente com a leitura da Bíblia e oração?

Vamos orar?
Querido Jesus, eu preciso de ti, peço que me livre das tentações, ajuda-me a vencer o pecado e escolher ser amigo de Deus todo os dias. Fortalece o meu espírito através da leitura da Bíblia e me ensina a viver para te alegrar.
Eu te amo Jesus, és precioso para mim. Eu te agradeço por ter-me feito livre do pecado. Em teu poderoso nome, amém.










Como olhar para as riquezas

 


           Como olhar para as riquezas

PrincípioA riqueza terrena é passageira.

Versículo“E o rico deve orgulhar-se se passar a viver em condição humilde, porque passará como a flor do campo”. Tiago 1:10.

Quebra-gelo:
Se você fosse muito rico, o que gostaria de ter? Com um papel e caneta na mão, ou na lousa, anote tudo o que as crianças falarem. Em seguida coloque um traço junto com as crianças embaixo de tudo o que é passageiro. Tudo o que não poderão levar para o céu, onde irão morar.

Moral: Quando Jesus vier me buscar, levará o que eu sou e não o que tenho.

História do dia:
Texto Bíblico:
Tiago 1: 9-11.
Tiago advertiu os irmãos em Cristo, aqueles que já tinham Jesus no coração, de que tudo aqui nesta terra é passageiro, tanto a riqueza, quanto a pobreza.
Conta-se a história de um menino pobre que queria muito ser rico. Uma noite ele teve um sonho, que havia recebido uma herança de um parente distante e se tornado muito rico.
Na manhã seguinte do recebimento da herança, comprou um barco, um avião, carros, roupas, contratou muitos funcionários e se encheu de tantos bens que com o passar das semanas não conseguia pegar no sono, com a preocupação do que deveria investir no dia seguinte e como deveria comandar tantos funcionários.
Foi quando suando frio acordou, levantou-se e olhou no relógio, era domingo e hora de ir à igreja, casa do Senhor, lugar onde muitos ocupados com tantas coisas materiais se esquecem de ir para buscar aquele que foi ao céu preparar mansões celestiais.
Feliz por ter acordado do seu pesadelo, correu para se aprontar para ir servir a Jesus, pois Ele sim, um dia deixou toda a sua glória e riqueza, só para buscá-lo como filho amado de Deus Pai.
Foi então que este rapazinho descobriu que o Senhor permitiu que ele fosse pobre e por isso deveria agradecer, pois tanto ricos como pobres, precisam acima de qualquer coisa, buscar primeiro o reino de Deus e a sua justiça. 
A Bíblia conta que um jovem se aproximou de Jesus e lhe perguntou: "Mestre, que farei de bom para ter a vida eterna? "
Respondeu-lhe Jesus: "Por que você me pergunta sobre o que é bom? Há somente um que é bom. Se você quer entrar na vida, obedeça aos mandamentos".
"Quais? ", perguntou ele. Jesus respondeu: " ‘Não matarás, não adulterarás, não furtarás, não darás falso testemunho, honra teu pai e tua mãe’ e ‘amarás o teu próximo como a ti mesmo’".
Disse-lhe o jovem: "A tudo isso tenho obedecido. O que me falta ainda? "
Jesus respondeu: "Se você quer ser perfeito, vá, venda os seus bens e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois, venha e siga-me".
Ouvindo isso, o jovem afastou-se triste, porque tinha muitas riquezas.
Então Jesus disse aos discípulos: "Digo-lhes a verdade: Dificilmente um rico entrará no Reino dos céus( 
Mateus 19:16-23).
 Este jovem rico recebeu um maravilhoso convite de Jesus, para ser um dos seus discípulos, mas o jovem não aceitou porque teria que deixar para trás muitas riquezas que tinha.
Ele preferiu dedicar o tempo da sua vida para aproveitar seus bens ao invés de colocar sua amizade com Deus em primeiro lugar.
Quantas pessoas hoje em dia alcançam riquezas e param de servir a Deus...compram um sítio e já não podem ir aos cultos, preferem passear e ir ao cinema todas as semanas, mas não têm tempo de ir à célula?


Aplicando a palavra:
Alguns nascem em lares ricos.
Outros em lares pobres, para Deus não importa a circunstância terrena em que vivemos se ricos ou pobres, tudo aqui é transitório, passageiro. O que importa, é como andamos diante   Dele, quer ricos ou pobres, todos seremos julgados, se vivemos para Deus ou para as coisas deste mundo.
Lembre-se das coisas que o dinheiro não pode comprar, como o perdão dos pecados, o amor de Deus, a amizade do Espírito Santo, ir ao culto e louvar com os irmãos, as amizades verdadeiras, estar perto de quem nos ama, dar risadas...

Acerto:
Você já reclamou por ser pobre, ou se acha superior a outras crianças, por ter uma família mais rica?
Diante de Deus, somos todos iguais, o que conta para Ele é se consideramos a sua vontade e sua presença em nossos caminhos.
Você está preparado para receber riquezas de Deus sem deixar de serví-lo?
Você já recebeu Jesus em seu coração como seu Senhor e Salvador?

Vamos orar?
Pai de amor, que a alegria do Senhor seja a nossa força. Saber que somos amados por ti e chamados para sermos teus amigos é o maior motivo da nossa alegria. Que esta alegria nunca seja trocada pelas riquezas que o Senhor nos der no futuro. Em nome de Jesus, amém.