Pesquisar este blog

sábado, 15 de maio de 2021

Buscando a Sabedoria

 


                                Buscando a Sabedoria


Princípio: Ser sábio é conhecer os planos de Deus.

Versículo: “Mas se alguém tem falta de sabedoria, peça a Deus, e ele a dará porque é generoso e dá com bondade a todos” Tiago 1:5.

Quebra-gelo:
Brincar de “Descobrir o Pensamento”. Escolha uma criança e peça para que pense em um número de um a dez, escreva sua escolha em um papel. As outras crianças deverão tentar acertar o número, quando todos participarem, falando o número que acham, deixe que a criança revele o
número que pensou.
Agora escolha outra criança e repita a brincadeira, mas agora com uma cor.
Você líder será o responsável para contabilizar quantas crianças conseguiram acertar o que a criança pensou. Comente com as crianças sobre a dificuldade de saber o que uma pessoa pensa.
Moral: Para sabermos o que Deus pensa sobre nós é necessário perguntarmos a ele e buscarmos a resposta na Bíblia. Caso contrário poderemos errar como a maioria das crianças, ou acertar no chute.

História do dia:
Texto Bíblico:
Tiago 1: 5-8
 Você quer ser sábio? Conhecer os planos e projetos de Deus para você?
Só existe uma maneira para se adquirir a sabedoria, é pedindo a Deus em oração.
O rei Salomão foi o homem mais sábio que já existiu e ele adquiriu sabedoria orando e pedindo a Deus (II Crônicas 1:8-12).
Quando ele se viu rei de um numeroso povo, sentiu a necessidade da ajuda de Deus para governá- lo, então fez um pedido especial a Deus em oração, pedindo-lhe sabedoria do alto para governar o povo, o que muito alegrou o Senhor, que lhe deu sabedoria como nunca deu a ninguém, deu-lhe também conhecimento, bens e honra.
Queridos, a verdadeira sabedoria não se encontra em livros ou em grandes universidades, mas encontra-se e pode ser transmitida através da comunhão do espírito do homem com o Espírito de Deus, através da oração.
Quando eu oro, meu espírito se comunica com o Espírito de Deus, e quanto mais oro, mais começo a entender seus planos e projetos para mim e para os que comigo estão.
Certo dia o rei Salomão teve que julgar uma causa difícil em Israel.
 Duas mulheres compareceram diante do rei.  Uma delas disse: “Ah meu senhor! Esta mulher mora comigo na mesma casa. Eu dei à luz um filho e ela estava comigo na casa.  Três dias depois de nascer o meu filho, esta mulher também deu à luz um filho. Estávamos sozinhas; não havia mais ninguém na casa.
 “Certa noite esta mulher se deitou sobre o seu filho, e ele morreu. Então ela se levantou no meio da noite e pegou o meu filho enquanto eu, tua serva, dormia, e o pôs ao seu lado. E pôs o filho dela, morto, ao meu lado.  Ao levantar-me de madrugada para amamentar o meu filho, ele estava morto. Mas quando olhei bem para ele de manhã, vi que não era o filho que eu dera à luz”. 
A outra mulher disse: “Não! O que está vivo é meu filho; o morto é seu”.Mas a primeira insistia: “Não! O morto é seu; o vivo é meu”. 
Assim elas discutiram diante do rei.
 O rei disse: “Esta afirma: ‘Meu filho está vivo, e o seu filho está morto’, enquanto aquela diz: ‘Não! Seu filho está morto, e o meu está vivo’”.
 Então o rei ordenou: “Tragam-me uma espada”. Trouxeram-lhe.  Ele ordenou: “Cortem a criança viva ao meio e dêem metade a uma e metade à outra”.
 A mãe do filho que estava vivo, movida pela compaixão materna, clamou: “Por favor, meu senhor, dê a criança viva a ela! Não a mate!”
A outra, porém, disse: “Não será nem minha nem sua. Cortem-na ao meio!”
 Então o rei deu o seu veredicto: “Não matem a criança! Dêem-na à primeira mulher. Ela é a mãe”.
 Quando todo o Israel ouviu o veredicto do rei, passou a respeitá-lo profundamente, pois viu que a sabedoria de Deus estava nele para fazer justiça.
I Reis 3:16-28

Aplicando a palavra:
O que você faria se duas mulheres aparecessem com um bebê vivo, dizendo que era dela e que o morto era da outra? Salomão contou com a ajuda de Deus.
O que falar para um amigo que está muito triste com a separação dos pais? Você precisará contar com a sabedoria que vem de Deus.
O que responder para um professor que nega a existência de Deus?
Como saber escolher a sua profissão no futuro?
Deus tem muitos sonhos e projetos para cada um de nós, se andarmos em sintonia, através da oração, vamos acertar nossas escolhas, saber aconselhar nossos amigos, responder perguntas polêmicas e ter uma vida tranquila, sabendo que Deus nos trará luz e segurança em momentos de tomada de decisões.

 Deus dá a sabedoria a quem pede: Salomão pediu à sabedoria que vem de Deus. E este pedido agradou a Deus. Você sabia que você também pode pedir a Deus sabedoria. Da mesma maneira que Deus deu a Salomão sabedoria quando ele pediu, Deus também quer dar a você? Ao pedir a Deus sabedoria, peça para os motivos certos. Não peça para parecer melhor do que os outros, mas peça para poder tirar boas notas na escola, para aprender mais da palavra de Deus, para poder testemunhar de Jesus às pessoas, para saber tomar decisões certas na sua vida. A Bíblia diz em Tiago 1:5-7 “Mas, se alguém deseja sabedoria, peça a Deus, e ele a dará porque é generoso e dá a todos que pedem. Porém peçam com fé e não duvidem de modo nenhum, pois quem duvida é como as ondas do mar, que o vento leva de um lado para o outro. Quem é assim não pense que vai receber alguma coisa do Senhor”. Você crê que pode receber sabedoria de Deus para aprender todas as matérias da escola e tirar boas notas em todas elas? Então peça!

Deus dá sabedoria para você ajudar os outros: Salomão pediu sabedoria para poder ajudar o seu povo e foi exatamente isso que ele fez. A Bíblia conta a história de duas mulheres que apresentaram uma coisa difícil para o rei resolver. Eles queriam que ele decidisse de quem era a criança que elas levaram à sua presença. Salomão foi muito sábio, ele não queria matar a criança, ele queria apenas descobrir quem era a verdadeira mãe. Ele sabia que a mãe dificilmente deixaria seu filho morrer. Você gostaria que Deus lhe usasse para ajudar as pessoas da sua família e seus colegas? Você sabia que Deus pode abençoar a sua família através de você? Se você orar e pedir para Deus, Ele fará isso e eles vão conhecer a vontade de Deus para a vida deles. Com os seus colegas, você pode falar daquilo que você tem aprendido na palavra de Deus e que você sabe que é certo. Eles também vão perceber que você tem algo especial, é a sabedoria que Deus lhe deu.

Acerto:
Quando você tem que responder uma pergunta difícil, tomar uma decisão ou dar um conselho a um amigo, você ora pedindo ajuda de Deus?

Vamos orar?
Ore com as crianças pedindo sabedoria a Deus, para não serem independentes Dele nas suas questões diárias, mas vivendo cada dia na dependência da sabedoria Dele.
























Nenhum comentário:

Postar um comentário