Pesquisar este blog

domingo, 30 de maio de 2021

Ouvir e Praticar

 

 


Ouvir e Praticar

 

PrincípioA Bíblia é um livro para não ser apenas lido, mas praticado.

Versículo“Não se enganem, não sejam apenas ouvintes dessa mensagem, mas a ponham em prática”. Tiago 1: 22

Moral: Não basta enxergar o meu erro, é necessário corrigi-lo.

História do dia:
Texto Bíblico:
Tiago 1: 22-25
Quando lemos a bíblia, vemos ali a imagem de Deus, ou seja, como Ele é perfeito.
Diante de sua perfeição enxergamos os nossos defeitos como num espelho: Nossos sentimentos de raiva, palavras feias, brigas, desobediência aos pais, mentira, etc...
Cada vez que frequentamos a célula ou a igreja, somos deparados com este espelho espiritual, que nos revela o que há de errado em nós, que precisa ser retirado.
Tiago nos chama a atenção para o fato de que cada vez que eu aprendo uma verdade de Deus através da sua palavra, preciso praticá-la, se eu não fizer isto, serei como um menino (a) que olha no espelho da palavra enxerga o seu defeito e dá uma boa olhada, faz até uma oração de acerto, mas logo que volta para casa se esquece de viver o que aprendeu e acertou com Deus, se esquecendo de mudar de vida.
Sabe por que isto acontece?
Porque o evangelho é a lei, o ensinamento perfeito, mas que dá liberdade às pessoas, ou seja, é como um espelho, que nos mostra o que preciso mudar, mas não me obriga a mudar.
Mas existe uma verdade dentro deste espelho e se eu praticar, mudar o que está errado em mim, Deus irá se alegrar com a minha atitude e o Espírito Santo se manifestará a mim. É uma promessa que Jesus fez:
“Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e Eu também o amarei e me revelarei a ele". (João 14:21)
Esta não é a melhor maneira de levar a vida? Buscando alegrar a Deus? Com certeza Ele já me ama e eu serei seu melhor amigo.


Aplicando a palavra:
Você quer ser amigo de Deus? Ter experiências com o Espírito Santo e ser alguém abençoado em tudo o que fizer?
Para que isto aconteça, devemos todos os dias nos olhar no espelho de Deus, que é a sua palavra, enxergar ali os nossos erros, mas não apenas enxergar, mas mudar de vez, tomar atitudes de mudança.

“Vou na EBD e nos cultos aos domingos”, “participo da reunião aos sábados”, “leio a Bíblia praticamente todos os dias”, “memorizo versículos”, etc. Essa é uma lista de práticas excelentes as serem feitas, contudo, elas não nos garantem crescimento e mudança espiritual. Por que? Porque Tiago nos diz que não adianta ouvir da Palavra na igreja, grifar metade da Bíblia, memorizar Salmo 119 se não colocarmos em prática aquilo que aprendemos (Mt. 7. 24,25). É como olhar no espelho, ver que tem sujeira no rosto e decidir não lavar. Nós podemos medir a eficácia do nosso estudo bíblico observando o efeito que o estudo tem em nosso comportamento.
Você tem colocado a Palavra em prática, ou você tem a tendência de manter o foco somente nos estudos? Você é como aquele que olha no espelho e logo em seguida esquece sua aparência? Ou você é alguém que olha no espelho, enxerga a sujeira e decide lavar o rosto com as Sagradas Escrituras?  Você lê a Bíblia com um coração pronto para agir?

Acerto:
O que você olha no espelho da palavra de Deus e enxerga que está errado e ainda não mudou?
Você tem amado o seu próximo como a si mesmo ou está sempre buscando ganhar vantagem?
Tem honrado, obedecido a seu pai e mãe ou continua pensando só em você?
Tem tido um coração agradecido por todas as coisas ou reclama com facilidade?
Tem perdoado a quem o ofendeu?
Empresta a boca para o inimigo falar dentro de casa? Lembre-se que você é um pacificador.

Vamos orar?
Senhor, te agradecemos por ter aprendido tanto neste dia. Entendemos que o Senhor se alegra com a nossa vida quando buscamos acertar. Nos ajuda Espírito Santo a tomar estas atitudes de mudança para valer, de verdade, nós queremos ser teus amigos, nos livra do mal, das tentações e nos cobre com teu sangue Jesus, perdoa os nossos pecados, amém.





















Nenhum comentário:

Postar um comentário