Pesquisar este blog

segunda-feira, 17 de maio de 2021

A Origem do Pecado

 


                                 A Origem do Pecado


Princípio – O pecado deve ser um acidente na vida do cristão.

Versículo – “Nós temos uma obrigação, que é a de não vivermos de acordo com a nossa natureza humana”. Romanos 8:12

Quebra-gelo:
Brincar de “Não” pode falar a palavra “Não”, em seu lugar falar a palavra “kabum”.
Escolha uma criança voluntária e comece a fazer perguntas, uma seguida da outra, tentando-a a falar a palavra “não”.
Você sabe escrever? Sabe pintar? Gosta de quiabo? Gosta de correr? Gosta de verdura? Você é triste? É um gênio da matemática? É casado?

Moral: A palavra “não” está no nosso vocabulário, é muito difícil deixar de falar.

História do dia
Tiago 1: 12-15.
Nós passamos por provações, lutas, dificuldades, dias difíceis, como aprendemos numa lição passada. As provações servem para testar se amamos mesmo a Deus em todo o tempo ou se ao passamos por lutas o questionamos e brigamos com Ele. Mas existem coisas ruins que podem nos acontecer que não vem de Deus para testar nossa fé e 
sim que acontecem por nossa própria permissão.
Por exemplo: Sua mãe ao sair de casa lhe deixa a ordem de fazer a lição, ao invés de fazer, você fica brincando no computador, quando ela chega e vê que não fez a lição, fica muito nervosa e briga colocando-o de castigo.
O que foi isto? Uma luta, provação ou desobediência? Isto veio de Deus, ou da nossa inclinação ao erro?
Precisamos tomar muito cuidado com estas nossas inclinações para o erro. Paulo foi um grande homem de Deus e nos explica em Romanos 7: 21-22 assim: “Pois não faço o bem que quero, mas justamente o mal que não quero fazer é que faço. Mas, se faço o que não quero, já não sou eu quem faz isto, mas o pecado que vive em mim é que faz”.
Conta-se que um caçador certo dia encontrou na floresta um filhote de macaco, achou-o tão bonitinho que o levou consigo. Os dois se tornaram grandes amigos, o macaquinho vivia trepado na cintura do caçador, onde quer que ele fosse, estavam juntos, mas o macaquinho começou a crescer, crescer e o caçador quase não podia mais carregá-lo, cresceu tanto, que se tornou um gorila e o matou.
Que forte esta história, né?
O mesmo pode acontecer conosco crianças, nós temos dentro de nós a semente do pecado, que é como aquele filhotinho de macaco, inofensivo, todos nós nascemos com esta semente, pois somos pecadores, mas não devemos cuidar e alimentar esta inclinação, pois poderá se tornar um gorila, um hábito forte de pecar e nos matar, separar de Deus.

Aplicando a palavra
Como criança de Deus, sei tudo o que é certo, mas quando vejo já estou fazendo aquilo que sei que é errado: Brigar com meu irmão ou colega, desobedecer meus pais, mentir, assistir o que não devo na televisão ou na internet, caçoar de um colega...O que preciso aprender é que o Espírito Santo de Deus também habita em mim e que, se eu buscá-lo e deixá-lo agir em mim, encontrarei forças para vencer o pecado que tenta me dominar.
É por esta razão que Paulo ensina assim: “Nós temos uma obrigação, que é a de não vivermos de acordo com a nossa natureza humana”. Romanos 8:12.
Como isto é possível? Primeiro, crendo que o Espírito Santo me ajuda a vencer o mal com o bem, conforme Romanos 8:26, o Espírito de Deus me ajuda nas minhas fraquezas.
Para vencer o pecado preciso também me alimentar da Palavra de Deus, estudar os evangelhos e orar para que Deus me livre das tentações. Em oração também devo pedir que o sangue de Jesus me santifique, me limpe de todo o mal.

Acerto
Você aprendeu hoje que o pecado mora em você, mas que você deve vencê-lo.
Você já convidou Jesus para vir morar em sua vida, perdoar seus pecados e limpar seu coração de toda a maldade?
Você tem se alimentado de Deus diariamente com a leitura da Bíblia e oração?

Vamos orar?
Querido Jesus, eu preciso de ti, peço que me livre das tentações, ajuda-me a vencer o pecado e escolher ser amigo de Deus todo os dias. Fortalece o meu espírito através da leitura da Bíblia e me ensina a viver para te alegrar.
Eu te amo Jesus, és precioso para mim. Eu te agradeço por ter-me feito livre do pecado. Em teu poderoso nome, amém.










Nenhum comentário:

Postar um comentário