Pesquisar este blog

sábado, 22 de maio de 2021

Aprendendo a ser paciente

 



                    Aprendendo a ser paciente


Princípio
Ouvir mais e falar menos.

Versículo: “...Cada um esteja pronto para ouvir, mas demore para falar e ficar com raiva.” Tg.1:19.

Quebra-gelo:
Divida-os em pequenos grupos e faça com que dramatizem os comportamentos que têm nestas três situações:
O que vocês dizem quando a mamãe manda fazer a tarefa e está passando a última parte do desenho?
O que vocês dizem quando seus pais mandam arrumar toda a bagunça que fizeram?
O que dizem quando tomam uma grande bronca 


Moral: Quando falo demais, falo o que não devo e desagrado a Deus.

História do dia:
Texto Bíblico:
Tiago 1: 19-21.
Quando Tiago escreveu esta carta estava aconselhando aos irmãos a serem mais pacientes.
Quem aqui gosta muito de falar?  Pois bem, quem fala demais, pode falar o que não deve.
Quem gostaria hoje de aprender uma receita de como ser mais paciente? Se você começar a praticar o que vai aprender hoje, se tornará com certeza uma criança mais paciente.

1º- Aprenda a ouvir – Como é difícil ouvir, ao invés de forçar a nossa vontade sobre os outros. Nos não somos os donos da verdade. (Romanos 12:16) Precisamos estar prontos para ouvir e ver o que os outros pensam a respeito do que estamos falando. Imagine sempre como se o outro fosse Jesus. Você teria paciência com Jesus?

2º Não se apresse para falar - Aquele que se apressa para falar não pensa antes e quando vê, já faz estrago; já magoou o amigo, chateou a mamãe, foi rude, grosseiro com o papai. Deus te deu dois ouvidos e uma boca, com certeza, gostaria que você ouvisse mais e falasse menos. (Tiago 3:5). Cuidado com o que fala, pense como se estivesse falando com Jesus.

3º Não se apresse em ficar com raiva, irado – Ficar com raiva, ser agressivo mostra que não temos paciência com as pessoas, as ofendemos e isso mostra falta de amor, que somos egoístas, achamos que somos superiores aos outros a acabamos causando briga ou discussão desnecessária. Trate as pessoas como você trataria Jesus.
Ao irar-nos, entramos em conflito conosco mesmo, pois sabemos que a raiva não agrada o coração de Deus, depois de brigar ficamos chateados conosco mesmos.
4º Seja humilde - Ou seja, reconheça que está errado em falar antes de ficar com raiva apressadamente, procure viver o que a Bíblia ensina, para ser salvo da briga e discórdia. Entenda que Deus ama aquela pessoa, então quem é você para ficar sem paciência e com raiva dela?

Aplicando a palavra:
Jesus foi um homem manso, não se apressava a falar e julgar os outros, falava sempre palavras de conserto (para restaurar a amizade das pessoas com o Pai) e palavras de paz.
Não se considerava mais do que os outros.
A única vez que o vemos irado, foi quando entrou no templo e viu a bagunça que os homens estavam fazendo na casa de seu Pai.
E você, qual foi a última vez que se irou? Foi por justa causa, ou por impaciência ou orgulho seu?
Precisamos aprender com Jesus a ser paciente e não se irar facilmente, mas se acontecer, que seja por um motivo muito justo, e mesmo assim você não precisa pecar ...saiba manter o controle e ter paciência, vindas de Deus.
Talvez o seu pai não veio lhe buscar no final de semana combinado, quando for vê-lo, não fale sem pensar, poderá feri-lo, ou ele demorou para te pegar na escola e você já estava morrendo de fome. Cuidado!
Talvez sua mãe ficou tão brava e pegou pesado com você, não responda com grosseria, fique quieto, depois vocês podem conversar melhor. Não enfrente seus pais, imagine que são o próprio Jesus te ensinando a virar gente, pessoa honesta, educada e de bom caráter.

Ser paciente é difícil, principalmente, quando estamos na expectativa de alguém ou alguma coisa. Afinal, esperamos que nossos desejos se realizem agora, e não de modo vago e num futuro incerto. O cristão cheio do Espírito deve aprender o segredo da paciência a fim de o caráter de Cristo ser formado nele. A paciência como fruto do Espírito leva à perseverança — permanecer firme na fé, persistir, mesmo que, humanamente, não haja mais nada a ser feito. Não estamos a falar, pois, de paciência humana, natural. Esta lição pretende ajudá-lo a descobrir a importância de ser paciente, e a cooperar com o Espírito Santo enquanto Ele produz este fruto em nós.

Vocês já ouviram falar sobre  “a paciência de Jó”. Este personagem bíblico sofreu por muito tempo, e esperou no Senhor, pacientemente, antes de serem restituídos sua saúde, família e bens. Moisés esteve quarenta anos aperfeiçoando este fruto a fim de desenvolver seu potencial para a obra do Senhor. Paulo esteve pacientemente no deserto por três anos, para entre outras coisas, desaprender o muito que ele sabia de errado, como ele mesmo confessa. Em Tiago 5.8, recebemos o seguinte conselho: “Sede vós também pacientes, fortalecei o vosso coração, porque já a vinda do Senhor está próxima”. O desenvolvimento da paciência no interior do crente é essencial para o seu amadurecimento espiritual (2Pe 1.5-8).

Acerto:
Peça para o Espírito Santo que reside em você, que lhe ajude a domar a sua língua, como os encantadores de cães fazem com os cachorros.

Vamos orar?
Senhor Deus, nós reconhecemos que temos falhado na hora de responder aos pais e também em perder a paciência nas horas difíceis. Sabemos que o teu Espírito pode nos ajudar com isso, socorre-nos Espírito Santo, ensina-nos a paciência, coloca a nossa língua sob nosso controle, nos ajuda a tratar as pessoas com amor, pois queremos ser parecidos com Jesus, em teu santo nome, amém.



Atividade: Leve para a célula um ovo (cru). Pedir a algumas crianças que tentem colocar o ovo em pé. Discutir os resultados com o grupo. É necessário ter muita paciência para equilibrar o ovo. Da mesma maneira, na nossa vida para alcançarmos os objetivos precisamos ter paciência (longanimidade).



















Nenhum comentário:

Postar um comentário